Entre os dias 24 e 26 de julho, durante a Jornada Mundial da Juventude, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos (SEASDH), através da Superintendência de Juventude, realizará o Fórum Social Juventude Viva, no Parque Manguinhos, situado na Av. Dom Hélder Câmara 1184. A previsão é de que aproximadamente 1,5 mil pessoas circulem pelo evento diariamente, das 13h às 17h.

O nome Juventude Viva vem do Programa do Governo Federal que tem o objetivo de promover ações de combate à violência contra a juventude, sobretudo negra, que é a mais atingida pelos índices oficiais de homicídio em nosso país em todas as periferias. O Fórum Social Juventude Viva foi criado para debater formas de combater esse problema e elevar a discussão durante toda a Jornada Mundial da Juventude durante a qual o assunto será pauta dos principais meios de comunicação. O Fórum pretende colaborar através do debate sobre a construção coletiva de políticas públicas de/para/com a juventude a partir do protagonismo do jovem em todos os âmbitos da sociedade.

O Fórum será aberto por uma mesa de debates composta pelo Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, o Superintendente de Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Tiago Santana e por representantes da Arquidiocese do Rio de Janeiro, da CNBB, do Conselho Estadual de Juventude do Estado do Rio de Janeiro (CONJUVE) e outras autoridades e representantes de movimentos sociais.

Recebendo apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs, durante os três dias de evento, além das mesas de debate, também acontecerão apresentações culturais voltadas para o trabalho social de diversas expressões da juventude. além de eventos que falem sobre a sustentabilidade do planeta, do desenvolvimento social e, sobretudo, do combate ao crack.

No último dia do Fórum, representantes do Plano Nacional Juventude Viva juntamente com representantes da CNBB e de movimentos sociais afirmarão suas posições contra a diminuição da maior idade penal.

manguinhos