Localizado no bairro do Ingá, em Niterói, o Morro do Palácio tem sido documentado pelo fotógrafo Josemias Moreira, cria do local.
Lugares e personagens são retratados como forma de levar ao grande público uma imagem do local, para além do que se fala constantemente na grande mídia sobre toda favela: a vida, cultura, costumes e personagens locais.
“Em terra de quem tem dois olhos, Josemias é Rei com um olho só: pura sensibilidade e vocação fotográfica!” – atesta o fotógrafo e ativista cultural Davy Alexandrisky.
Josemias receberá uma homenagem no próximo dia 08/01 (sábado). O MAC Niterói será palco de um fim de tarde com poesia e fotografia. Neste dia, será lançado um folheto de cordel que conta a história do fotógrafo.
Escrito pelo poeta Leo Salo e publicado pelo Experimentalismo Brabo, o cordel será distribuído gratuitamente. A publicação faz parte de uma série sobre artistas populares da cidade de Niterói. O objetivo é valorizar a memória cultural local.
Após o lançamento oficial do folheto de cordel, haverá uma projeção no “pescoço” do museu, com fotografias do Morro do Palácio e seus moradores, feitas por Josemias Moreira.
Também serão projetadas fotografias do cotidiano de Josemias, feitas por Karen Guimarães. O evento contará ainda a participação do DJ William e terá microfone aberto para poesias e depoimentos.
Aguardamos todos no dia 08 de Janeiro de 2022 às 18hs.
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
Realização: Coletivo Brabo e Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas