Representantes da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação se reuniram, nesta sexta-feira, 19, na Casa Civil, no Centro Administrativo, em Salvador, para apresentar um projeto com propostas que visam contribuir com a democratização do setor no Estado.
Entre as propostas estão: a expansão da internet, o fortalecimento da tevê pública, a política de fomento as rádios comunitárias, formação de comunicadores e comunicadoras, financiamento, combate às notícias falsas, a realização da 3ª Conferência Estadual de Comunicação, além da produção e difusão de conteúdo.
Os participantes destacaram que o documento é fruto de uma construção coletiva, com contribuições de diversos segmentos da comunicação popular, pesquisadores de universidades estaduais, organizações sociais.
O destaque do encontro foi a ênfase do objetivo da Frente, que pretende fomentar e fortalecer um modelo de comunicação institucional democrático, antirracista e popular.
Participaram da reunião seguintes instituições: Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – Abraço Bahia, Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Agência de Notícias das Favelas- ANF, UESB/Educação Midiática, Coletivo Intervozes, Projeto Jovens Comunicadores, UNEB/Seabra, e Ana Prange, assessora da deputada Neusa Cadore.
O encontro foi mediado por Matteus Martins, assessor especial do Secretário da Casa Civil do Governo do Estado.
A Frente Baiana pela Democratização da Comunicação é composta por aproximadamente 50 instituições, entre coletivos, ONGs, Universidades, Mídias Independentes, Comunicadores e Educadores, que estão dialogando para fortalecer e fomentar a comunicação popular na Bahia.
O encontro teve participação de representantes de forma presencial e virtual.