Fruto Sagrado comemora o sucesso de ‘A Missão’, música que conta a história de André Fernandes, Fundador da ANF.

O vídeo de ‘A Missão’ está disponível no canal do YouTube da banda. (Foto: Reprodução).
O vídeo de ‘A Missão’ está disponível no canal do YouTube da banda. (Foto: Reprodução).

“André sobe o morro… Sobe porque sabe que tem uma missão!”

Essas são palavras que tem som na mente de quem já ouviu a faixa ‘A Missão’, do disco de 1995, ‘O que a Gente Faz Fala Muito Mais do que só Falar’, da banda de rock cristão Fruto Sagrado.

A música ganhou recentemente um registro visual incrível para o DVD ‘A Volta Dos Que Não Foram’. Conversamos com Marco Antônio, o Marcão, vocalista da Fruto Sagrado, para saber um pouco mais sobre a história desse som que mesmo após 27 anos continua sendo um sucesso e inspirando tanta gente.

Confira a entrevista:

ANF – A Missão é uma música que faz parte do álbum ‘O que a Gente Faz Fala Muito Mais do que só Falar’, uma obra incrível que está inclusive entre os 50 melhores álbuns gospel da década de 90. Qual a história dessa música?

Marcão: Eu estava num domingo à noite na igreja presbiteriana Betania -RJ, assistindo uma palestra de uma conferência missionária tratando especificamente de missões urbanas. Quando o então missionário André Fernandes começou a contar a história da vida dele, de tudo o que ele abriu mão e de todos os desafios que ele decidiu enfrentar por amor a Cristo e pela comunidade do morro Dona Marta. A história de vida do André me impactou profundamente. Naquela noite transformei em letra e música aquele testemunho impressionante. Assim que foi possível entrei em contato com o André, contei a história da música e ele vibrou com o fruto “sagrado” que sua missão já estava produzindo.

ANF – Como é para vocês ver tanta gente se conectando com a faixa e a mensagem dela mais de 25 anos depois?

Marcão: É surpreendente. Mesmo após tantos anos da gravação dessa música as mazelas e desigualdades no Rio de Janeiro (e praticamente em todo o país) continuam iguais às da época da gravação. Parece que a composição foi escrita na semana passada. Tem sido muito gratificante perceber duas gerações (pais e filhos) curtindo o som da banda. Uma grande parte desses ouvintes nunca nos assistiram ao vivo.

ANF – Falando sobre o Rock Cristão, Quais os desafios de representá-lo nos dias de hoje?

Marcão: O desafio continua sendo andar na contramão do sistema. Sempre enxergamos o rock como um estilo musical com um grande potencial profético. O discurso dos profetas presentes na Bíblia lembram facilmente letras de rock pesado, mas para muita gente, infelizmente, o rock virou apenas mais um produto na prateleira. No caso do Fruto Sagrado sempre foi ideológico, sempre foi uma missão. Nunca dependemos financeiramente da música por isso nenhuma gravadora por onde passamos conseguiu exercer alguma influência nas composições que na verdade são pequenas pregações do evangelho revestidas de guitarras distorcidas.

ANF – O DVD A Volta dos que não foram já é um marco, o YouTube está lotado de comentários, visualizações e curtidas, tanto de quem já acompanhava o Fruto Sagrado antes, quanto de quem está conhecendo agora, quais os objetivos com esse projeto?

Marcão: Esse projeto nasceu no coração dos fãs. Isso por si só já é incrível. Nos mais de 20 anos de atividade a banda não produziu nenhum registro audiovisual. No ano de 2021, depois de uma entrevista no canal ‘Veja Por Outro Ângulo’, dois fãs de Campinas, interior de São Paulo, decidiram organizar uma vaquinha digital para juntar recursos para a gravação de um show da banda. A euforia deles acordou o Fruto adormecido há mais de 15 anos. A gravação foi fantástica. Tudo deu certo. E a ideia agora é fazer uma turnê especial para divulgar esse registro.

Por aqui, só podemos dizer que André continua subindo o morro, continua sabendo que tem uma missão!

Se você ainda não ouviu, essa é a hora de dar play e curtir muito esse som!

 

Acompanhe a Banda no Instagram @fruto.sagrado é por lá você vai ficar por dentro das novas datas da turnê A Volta Dos Que Não Foram.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas