Estão abertas até 31 de maio as inscrições para segunda turma do Programa Dignidade, que oferece capacitação gratuita em gestão de negócios a empreendedores com iniciativas inovadoras pautadas pela causa social e para a redução da desigualdade no Brasil, oferecido pela Fundação Dom Cabral, oitava melhor escola de negócios do mundo, segundo o ranking de educação executiva 2012 do “Financial Times”.

O objetivo do programa é desenvolver projetos que gerem negócios e mercados e, desta forma, contribuam para o empreendedorismo social, a inclusão dos menos favorecidos e a geração de novas oportunidades. O produto ou o serviço final do projeto deve atender à população de baixa renda em uma das seguintes áreas: Saúde, Educação, Habitação, Saneamento Básico, Microcrédito, Tecnologia ou Meio Ambiente. A iniciativa também deve ter a capacidade de gerar renda e causar impacto social em escala.

“A vontade de ser protagonista na busca por uma sociedade menos desigual move uma série de pessoas dispostas a fazer diferente. O papel da Fundação Dom Cabral é oferecer a sua experiência em gestão para que esses desejos comuns se tornem realidade”, explica Marcele Gama Viana, gerente do Programa Dignidade.

Podem se inscrever os empreendedores que já tenham negócios ou projetos que gerem benefícios sociais, ambientais e econômicos para o país. As inscrições são feitas apenas pelo site. A seleção dos candidatos é feita por análise da ficha de inscrição e entrevistas.

A primeira turma do Programa Dignidade, cujas aulas terminaram em 2012, contou com a participação de 20 empreendedores sociais de Minas Gerais, entre eles duas integrantes da Rede Folha: Erika Foureaux, do Instituto Noisinho da Silva, ONG que desenvolve móveis com design exclusivo para crianças portadoras de deficiência física, e Mariana Madureira, da Raízes Desenvolvimento Sustentável, negócio social que atua com turismo solidário e projetos de capacitação de destinos.

Fonte:  Iberoamerica.net.