A Fundação Garcia Dávila, em Praia do Forte, Mata de São João, Litoral Norte da Bahia promove até 15 de junho atividades comemorativas à Semana do Meio Ambiente, que está na segunda edição. A abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira, 13, e contou com as visitas de estudantes e professores das escolas municipais João Pereira Vasconcelos, de Mata de São João e José Marques Teixeira , de Camaçari.
A bióloga marinha e ativista climática Meghan Bell apresentou de uma forma lúdica as causas e efeitos das mudanças climáticas, os riscos que ameaçam o equilíbrio ecológico como a poluição, o desmatamento, o efeito estufa, o aquecimento global e as consequências sobre a vida marinha.
Crédito: Claudia Correia
Meghan, que é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB coordenou a roda de conversa sobre a crise climática e convidou os estudantes e professores para contribuirem com as medidas de preservação ambiental como a coleta seletiva, a limpeza de praia, o consumo consciente de água e energia elétrica e o cuidado com os animais e plantas.
Ela é embaixadora do Projeto Ocean Care Brasil @oceancarebr que realiza atividades de educação ambiental, oficinas de reciclagem, palestras educativas e limpezas de praia para coleta de lixo.
Crédito: Claudia Correia
As atividades da 2a Semana do Meio Ambiente incluem ainda stands do Projeto Baleia Jubarte, Fundação Projeto Tamar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Mata de São João e Meliponário Pólen Dourado que expõem e comercializam produtos, distribuem cartilhas e mudas de árvores frutíferas e prestam informações sobre o cultivo de abelhas , a preservação das tartarugas e o turismo ecológico na região da Praia do Forte como a observação de baleias.
A programação completa do evento inclui oficinas gratuitas de cerâmica, reciclagem, palestras , exercícios de meditação guiada e música ao vivo. O Castelo Garcia Dávila , mantido pela fundação, funciona de quarta a domingo, para a visitação pública do Memorial e exibição de videomapping após o pôr do sol.