Fundação realiza consulta com urologista e exame de próstata gratuitamente, em Salvador

Homens, a partir de 50 anos, mesmo sem sintomas, devem procurar um urologista- Crédito: Laboratório Oswaldo Cruz

A Fundação José Silveira (FJS), vai realizar um mutirão de consultas com urologistas na Unidade Móvel, entre os dias 10 e 13 de novembro, das 8h às 17h, na frente do Shopping Bela Vista, na região do Cabula, em Salvador. Durante os atendimentos também será possível realizar o exame PSA (antígeno prostático específico), uma das formas de detecção do câncer de próstata.

Para ser atendido é imprescindível fazer o agendamento, através dos números (71) 3504-5939 ou (71) 3504-5935. No dia da consulta é necessário levar a carteira de identidade (RG) ou documento com foto, comprovante de residência e o cartão SUS.

Orientações para realizar o exame PSA

Necessário que o homem não tenha feito relações sexuais ou ejaculado, andado de bicicleta, cavalo ou moto nas últimas 48 horas.

Não tenha realizado exame de próstata (toque) nas últimas 72 horas.

Não tenha feito ultrassonografia transretal nos últimos sete dias.

Não tenha realizado colonoscopia nos últimos 15 dias.

Não tenha realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Alerta

De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 55% dos homens acima de 40 anos não fizeram consulta ou tratamento médico em função da pandemia da Covid-19.

Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), indica que 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil são estimados para cada ano do triênio 2020-2022, com 15.576 mortes relacionadas. Essa quantidade corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Ainda com base na pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é a segunda doença com maior número de incidência entre homens, perdendo apenas para os tumores de pele. A doença é silenciosa e afeta, principalmente, homens na terceira idade.

Sintomas

Se diagnosticado no início, em 90% dos casos, o tumor pode ser curado. Quando surgem os sintomas é sinal que a doença está em estágio avançado. Uma das características de quem está com câncer de próstata é a frequente vontade de urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen.

O histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio e homens da raça negra, são alguns dos fatores de risco. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), recomenda que os homens, a partir de 50 anos, e mesmo sem apresentar sintomas, procurarem um urologista para avaliação tendo como objetivo o diagnóstico precoce. Os homens que integrarem o grupo de risco (raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata) devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.