A Galeria de Arte Solar, que fica localizada na Rua Saint Roman -146, em Copacabana, vai promover gratuitamente entre os dias 7 e 23 de junho a exposição Fios de Sol. A mostra contém obras de arte de 38 crianças e adolescentes das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, com curadoria de Ana Tereza Lopes, Cláudia Lyrio, Marisa Florido e Talita Tunala e coordenação de Osvaldo Carvalho.
Os alunos do Colégio Integral Solar transformam-se em artistas e seguem uma linha de arte já projetada na exposição Luz Balão, onde artistas se entrelaçaram em forma de rede, unificando trabalhos através de temas previamente sugeridos, influenciados pelo poema Tecendo a manhã, de João Cabral de Melo Neto.
Através de três diferentes oficinas, os alunos, moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, foram incentivados a entregar-se ao lúdico e exerceram a liberdade da criação de acordo com os quatro temas propostos a eles: arco-íris, gravidade, autorretrato e aurora.
A exposição dos alunos é uma prática desenvolvida com o intuito de aproximar as crianças da atual produção artística do país. “Cada uma delas possui autonomia e papel central na criação e reprodução de suas ideias”, explica Iolanda Maltaroli, fundadora da ONG Solar Meninos de Luz.
Sobre o Solar Meninos de Luz
O Solar Meninos de Luz é uma organização civil e filantrópica, que promove educação integral, cultura, esportes, apoio à profissionalização, cuidados básicos de saúde e de assistência social às famílias com maior nível de desestruturação das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. A obra possui 34 anos de existência e comemora 27 anos do Programa Educação Integral em 2018. As 418 crianças de 3 meses até os 18 anos de idade permanecem no Solar do Berçário ao Ensino Médio, ingressando em universidades e bons empregos.