Projeto social inspirado no legado do profeta Gentileza ganha segunda edição no Rio e novo personagem para lutar contra o bullying e a discriminação
O projeto social Gentilezinha, inspirado no Profeta Gentileza e lançado em 2017, chega à segunda edição com novidades. No novo espetáculo “Gentilezinha na Cidade das Maravilhas”, o protagonista contará com a ajuda de um amigo, Luquinhas, menino negro defensor da diversidade e da tolerância na luta contra o bullying e a discriminação.
“Nosso objetivo é ampliar o alcance do projeto para que mais crianças sejam impactadas pelas mensagens positivas do Gentilezinha e Luquinhas. Ao trabalhar os valores de cidadania com os pequenos estamos desenvolvendo uma sociedade mais gentil, mais tolerante, mais justa e com mais amor”, define Fernando, um dos idealizadores.
O projeto, criado pela agência Trinity, tem no seu protagonista, Gentilezinha, um mascote da cidadania que transmite o legado do andarilho. No ano passado, contemplou 28 apresentações teatrais, teve 5 mil crianças impactadas, 6 mil cartilhas para colorir distribuídas e 12.630 curtidas no Facebook. Com o apoio de MetrôRio, Instituto Invepar e novos patrocinadores como Kinoplex e Insetsan, a nova peça dessa vez aborda temas como bullying nas escolas, preservação dos espaços públicos, diversidade e respeito às diferenças. Durante toda a temporada, haverá ainda a distribuição de cartilhas ilustradas para colorir com mensagens transmitidas em cena.
“Os atores, cantores e músicos Jujuba e Ana Nogueira tocam violão, sanfona, bandolim, banjo, pandeiro e tambor enquanto contam a história. O Gentilezinha e o Luquinhas são bonecos articulados que mexem a boca e os braços, sendo manipulado pelos atores” explica Fernando Oliveira.
SINOPSE
GENTILEZINHA NA CIDADE DAS MARAVILHAS narra as aventuras de Gentilezinha e Luquinhas no local onde nasceram. Após ser convidado para a festa de aniversário de Luquinhas, Gentilezinha aproveita a viagem para conhecer a cidade, mas um problema na escola obriga os dois amigos a intervirem: o tourinho valentão Bull anda praticando bullying com os colegas. Gentilezinha e Luquinhas aproveitam a oportunidade para ensinar a toda a escola lições de amor, conservação do meio ambiente e respeito ao próximo, unindo todos para a festa de aniversário de Luquinhas. Durante a comemoração, Luquinhas é surpreendido com presentes dos amigos em troca de todas as lições aprendidas. Entre os presentes, uma muda de árvore e uma faixa contra o bullying são recebidas por Luquinhas, que decide presentear a escola que recebe a apresentação.
Duração: 50 minutos
Trecho do projeto em comunidades:
https://www.youtube.com/watch?
SERVIÇO:
GENTILEZINHA NA CIDADE DAS MARAVILHAS
05/09/2018 9h Vila Olímpica da Mangueira
05/09/2018 14h Escola Municipal Virgilio Francisco Monteiro, em Acari
19/09/2018 9h Escola Municipal Thomas Jefferson, em Acari
19/09/2018 14h Escola Municipal Barbara Ottoni, no Maracanã
26/09/2018 9h Escola Municipal Antonio Pereira, em Tomás Coelho
26/09/2018 13h30 Escola Municipal Barão de Macaúbas, em Inhaúma
29/09/2018 10h Estação Uruguai/Saens Peña
30/09/2018 10h Estação Largo do Machado
03/10/2018 9h Escola Municipal Martin Luther King, no Estácio
03/10/2018 13h30 Escola Municipal México, em Botafogo