Na última sexta-feira (15), a Agência de Notícias das Favelas esteve presente no ROADSHOW RJ. O evento foi organizado pela Gerando Falcões e aconteceu na Estácio de Sá, unidade Rio Comprido.
O evento que aconteceu pela manhã, teve entrega de certificados da Falcons University e visitas guiadas aos projetos acelerados pela GF nos morros do Turano e Providência.
A Gerando Falcões possui 36 unidades aceleradas no país e formou 348 líderes só no ano de 2021.
Sobre a Gerando Falcões
É um ecossistema de desenvolvimento social, que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo o país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu.
A Falcons University é a universidade para líderes sociais criada dentro da favela. Os programas educacionais funcionam como uma arena de desenvolvimento humano, onde são instigados e estimulados a desenvolver habilidades socioemocionais e técnicas para aumentar a empregabilidade.
Cobertura do evento da Gerando Falcões
O evento que teve início às 9h, no auditório da Faculdade Estácio de Sá, começou com a fala do Jefferson Quirino, líder de rede Gerando Falcões, fundador da Favela Radical.
Durante o discurso de abertura, o líder falou da importância do projeto e como é necessária a união do povo favelado. “Essa era uma jornada que a gente precisava seguir juntos”, disse Jefferson.
Em seguida, Juliana Plaster, Diretora de Desenvolvimento Sociais também falou sobre a importância do evento e da entrega dos certificados. Ao conversar com a Juliana, ela contou um pouco sobre o trabalho dela.
A diretora que está há um mês na Gerando Falcões, vem de um projeto social, no qual ficou por doze anos. Durante todo esse tempo trabalhando com educação, sempre acreditou que a educação é o que vai mudar o mundo.
Ao ser convidada para integrar a Gerando Falcões, ela de cara não entendia tudo o que a GF fazia, pois eram muitas informações, mas sabia que era algo ambicioso e impactante, e que carregava um sonho grande. Hoje, ela busca reestruturar uma área muito relevante, responsável por convidar pessoas e empresas a fazer parte de uma revolução social.
“Realizar um trabalho desse é um privilégio e também uma chacoalhada na vida. Estou super animada”, afirmou Juliana.
Ana Beatriz Veríssimo, 20 anos, jovem formada pela Gerando Falcões, fez uma apresentação sobre educação e realizou uma dinâmica em grupo. Filha de traficante, com uma mãe usuária de drogas, Ana Beatriz mostrou que a força de vontade pode nos levar longe. Ela é educadora social do Abraço Campeão, localizado no Complexo do Alemão.
“Quando a gente mora em favela, somos rotulados por muitas coisas, e quando vem um projeto como esse, impacta muito na vida de um jovem”, disse Ana Beatriz.
Lemaestro, cofundador da Gerando Falcões também falou sobre a importância das formações. Em seu discurso deixou claro tudo que pretende alcançar e o quanto é importante dar oportunidades aos moradores das periferias.
“Eu não estudei em Harvard, eu não fui para Stanford, mas quando eu ganhei autonomia sobre minhas emoções e vi que tudo que eu aprendi podia aplicar dentro do meu empreendimento social, percebi do que eu era capaz”, disse ele.
O cofundador também falou sobre a importância de mudar a mentalidade do pobre e do rico, para que todas as mudanças sejam possíveis. E reafirmou que tem o objetivo de mudar o sistema público de ensino no Brasil.
“Queremos mandar a pobreza para o museu”, afirmou Lemaestro.
Conhecendo a Favela Radical e o Instituto Entre o Céu e a Favela
Após as certificações, a equipe realizou duas visitas guiadas, levando empresários para conhecer a ONG Favela Radical, no Morro do Turano e o Instituto Entre o Céu e a Favela no Morro da Providência.
No Turano, o guiamento ficou por conta de Jefferson Quirino, o fundador da Favela Radical. Ele apresentou a sede da ONG e as atividades disponíveis para as crianças do Turano.
Após a visita, todos foram levados até o Morro da Providência e recebidos pela Cintia Santana, CEO e Fundadora do Instituto Entre o Céu e a Favela.
Cintia apresentou o casarão, onde é a sede do Instituto e falou sobre as atividades disponíveis no local. Também disponibilizou os dados sobre o crescimento dos projetos e o quanto eles são importantes para o território.
“Eu descobri a autoestima aos 20 anos, mesmo sem saber que essa palavra existia”, contou Cintia.
A visita guiada terminou no início da tarde e impactou os empresários convidados.
Você já leu a matéria sobre a erradicação da pobreza no Brasil? Clique e confira.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas