Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, é preso

Governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão recebeu voz de prisão as 6:00 da manhã

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), foi preso na manhã desta quinta-feira (29) em operação da Polícia Federal dentro do Palácio das Laranjeiras, sede do governo fluminense. O pedido de prisão foi feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

A Operação Boca de Lobo é baseada na delação premiada de Carlos Miranda, operador financeiro de Sérgio Cabral, que também está preso, de quem Pezão foi vice.

Segundo o Ministério Público Federal, Luiz Fernando Pezão operou esquema de corrupção próprio, com seus próprios operadores financeiros. Há registros do pagamento em espécie a Pezão de quase R$ 40 milhões, em valores de hoje, entre 2007 e 2015. O montante é incompatível com o patrimônio declarado pelo emedebista à Receita Federal e foi bloqueado pela Justiça.

Além do governador, o secretário de Obras, José Iran Peixoto Júnior, também é alvo da operação. Estão sendo feitas ainda buscas na residência de Hudson Braga, ex-secretário de Obras de Cabral, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.