Beltrame afirma que no momento a pacificação do Complexo do Alemão seria impossível

A abertura do primeira Conferência Estadual de Segurança Pública(CONSEG) se deu por volta das 19hs de ontem com a apresentação dos rappers Sagat & Sagás, de Queimados. O auditório estava lotado, com setecentos e trinta pessoas inscritas para o evento, que irá escolher os delegados para a conferência que acontecerá mês que vem em brasília.

Personalidades da sociedade civíl e da área de segurança do estado estavam presentes, como o reverendo Antonio Carlos, a advogada Cristina Leonardo, o delegado Orlando Zacone. Diversas organizações também estava na platéia, tais como: Mães de Acari, Associação de Familiares e Amigos de Presos, Central de Movimentos Populares, Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, etc.

A imprensa aguardava a chegada do Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que disse já ter seis novas comunidades em estudo para o projeto de pacificação, tendo como exemplo o Santa Marta e a Cidade de Deus. Questionado sobre a possibilidade da pacificação acontecer no Complexo do Alemão, o Secretário descartou a possibilidade, dizendo que lá seriam necessário entre oitocentos a mil policiais, o que seria impossível nesse momento.

A presença mais esperada para a conferência era a do Ministro Tarso Genro, que concedeu entrevista para a imprensa antes de compor a mesa. O Ministro foi questionado sobre a crise na política e afirmou que"se o parlamento brasileiro tevesse feito uma profunda reforma essas crises seriam meramente administrativas". Falou também sobre o PRONASCI, dizendo que "a lei que o instituiu foi amplamente discutida e aprovada". Após sua entrevista o Tarso Genro compôs a mesa e discursou, encerrando o evento por volta de nove horas da noite.

A ausência do Governador Sérgio Cabral, que estava sendo aguardado para a abertura do evento, foi sentida pelos participantes. Na sexta-feira, último dia do evento, os conferêncistas elegerão os delegados que irão para brasília participar da Conferência Nacional de Segurança Pública(CONSEG).