Nos primeiros 100 dias de gestão do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o estado recebeu diversas ações, projetos e obras, algumas reestruturadas, outras implementadas. Várias outras ainda foram apresentadas para serem lançadas neste semestre e ao longo do ano, em diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura, esporte, assistência social, entre outras.
Alguns destaques dos 100 dias podem ser percebidos de forma descentralizada, para além da capital e da Região Metropolitana de Salvador. Entre essas ações está o Programa Bahia Sem Fome, um dos marcos da gestão, lançado em março.
O programa visa promover a segurança alimentar e nutricional do Estado, planejado para dar suporte a cerca de 1,8 milhão de cidadãos ainda em vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional.
Uma pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBPSSAN), aponta que 1,8 milhão de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar na Bahia.
O pedagogo Valmir Santos, da cidade de Alagoinhas, ressalta a importância do projeto de combate à fome e das ações que o governo planeja. “Parabenizo o governo do Estado da Bahia pelo programa Bahia sem Fome, a ampliação nas escolas da rede estadual. Isso é algo inédito na política no mundo, um governo que, em menos de 100 dias, lança um programa de combate à fome do povo”, diz.
Valmir participou das discussões no Plano Plurianual (PPA). Ele prevê a inclusão do povo no planejamento das políticas públicas, com a escolha das áreas que terão investimentos mais significativos. O pedagogo destaca a relevância da educação andar junto com o esporte e a promoção da cultura da paz na sociedade.
Para além do projeto que irá beneficiar a população, um outro ponto ganha destaque: ampliação da merenda escolar e o fortalecimento da agricultura familiar.
No Brasil, o cenário tem sido complicado e de grandes desafios no combate à fome. O país foi acometido por uma série de quedas no setor econômico, principalmente no período pandêmico, e ainda luta pela restruturação deste cenário a partir de projetos e ações sociais e governamentais.
Educação – Merenda Escolar
A alimentação adequada é de extrema importância no processo de aprendizagem. Com isso, ter uma variedade no cardápio, que possibilite enriquecimento nutricional, é fundamental.
Neste ano, a merenda escolar passou por reajuste e a Bahia é o Estado do Nordeste que terá o maior valor de repasse: R$ 383,00 milhões, que representa mais de 31,7% de aumento.
Além do reajuste, o governo ampliou os recursos para compra de produtos oriundos da agricultura familiar, passando a usar 100% da verba para aquisição de alimentos de pequenos produtores. Isso fortalece o negócio das pequenas famílias, assim como traz produtos sem uso de agrotóxicos, favorecendo uma alimentação saudável nas escolas.
A professora de Matemática Nadja Vilas Boas, da cidade de São Sebastião do Passé, destaca que “isso é muito bom, pois os alimentos são de melhor qualidade e mais saudáveis, além do sabor, que é bem melhor. Desde que eu tive conhecimento sobre a alimentação, entendi a importância de uma alimentação saudável e rica em nutrientes”, destaca Nadja.
A professora ainda conta como tem funcionado o fornecimento das merendas nas escolas onde atua. “A merenda nas escolas onde trabalho funcionam de formas diferentes. Na rede estadual, a escola compra através de licitação e a comida é feita na escola. Na rede municipal, é uma empresa terceirizada que disponibiliza. Mas, pela fala dos alunos, a merenda da rede estadual é melhor”, relata.
Programa Bolsa Presença
Neste ano, está sendo continuado o Programa Bolsa Presença nas escolas e acontece a ampliação do Programa Mais Futuro, destinado a estudantes de universidades públicas do estado, em situação de vulnerabilidade social.
A estudante de Comunicação Social (Jornalismo) Tamile Conceição, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), comenta sobre as bolsas. “Receber essa bolsa me deu oportunidade de estar dentro da universidade, aos meus olhos era um sonho impossível, pois ouvia algumas pessoas que estavam na universidade falando sobre a dificuldade financeira que era permanecer e finalizar um curso. Eu estou finalizando meu curso de Jornalismo e sei que, sem a bolsa, não seria possível. Hoje eu só estudo, sou mãe solteira e a bolsa me dá suporte para me dedicar totalmente à minha formação”, enfatiza.
Tamile informa que a bolsa permitiu o acesso e permanência no ensino superior não somente a ela, mas a diversas pessoas e grupos que, por diversas razões, eram impedidas de estar nesses espaços. No caso dela, a dificuldade com transporte e falta de acesso à internet foi resolvida a partir da verba disponibilizada.
“Eu moro longe da universidade, pago transporte, hoje tudo é por meio da tecnologia e, na minha comunidade, não tinha acesso à internet. Passamos a ter há pouco tempo e eu, por meio dessa bolsa. A iniciativa contribuiu e vem contribuindo na realização do sonho de ter um diploma que até então era impossível”, relata.
Em relação às unidades escolares, foram entregues 11 escolas de tempo integral nos municípios de Amélia Rodrigues, Aporá, Tucano, Jaguaripe, Jaguarari, Presidente Dutra, Iraquara, Serrolândia, Itabuna, São Domingos e Ilhéus. No mesmo período, também foram entregues cerca de 160 ônibus escolares para atender também estudantes da zona rural.
Ações sociais e participação popular
Algumas iniciativas têm sido repercutidas e despertado a opinião da população, especialmente aquelas que podem trazer uma transformação à sociedade.
DJ Branco, coordenador da CMA Hip Hop da Casa Hip Hop Bahia, destaca que algumas ações são de extrema importância e que o diálogo deve continuar avançando.
“Nesse tempo da gestão do governo Jerônimo, a gente percebe que ele está dando continuidade ao projeto de diálogo com mais força, principalmente com essa parceria com o presidente Lula. A exemplo de inauguração de escolas públicas integrais, do diálogo com a sociedade civil e também da ampliação do programa Corra Pro Abraço”, relata.
O programa Corra Pro Abraço irá contar com cerca de R$ 13 milhões investidos em praticas de redução de danos. O programa, que antes era de responsabilidade da Secretaria da Justiça, será desempenhado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (Seades), em parceria com organizações sociais.
Para DJ Branco, a ampliação de promoção da igualdade racial deve continuar, pois está acontecendo de forma positiva. “Vale destacar a ampliação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e o diálogo que a Secult está fazendo com os territórios na área de promoção e fomento a cultura baiana“.
100 dias de governo estadual baiano
As estruturas da segurança pública foram reforçadas, com delegacias territoriais inauguradas nas cidades de Irecê e Serrolândia. Houve também as reformas do Quartel Geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia e da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, no bairro do Rio Vermelho.
Entre obras autorizadas e iniciadas pelo governo este ano, estão as construções de novas sedes para grupamentos policiais em Serrolândia, Juazeiro e Feira de Santana, onde também foram entregues 27 novas viaturas para a Polícia Militar.
O Hospital Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, recebeu novos 90 leitos. Em Salvador, foram inaugurados o Centro de Parto Natural da Maternidade Albert Sabin, o Centro de Referência Estadual às Pessoas com Doença Falciforme e a segunda etapa do Hospital do Homem, que fica na estrutura do Hospital Geral Roberto Santos.
Em São Francisco do Conde, foi inaugurada a 25ª Policlínica Regional de Saúde. Em outra frente, a Feira Saúde Mais Perto ofereceu uma série de serviços, de forma gratuita, em edições realizadas em Salvador, Campo Formoso e Santo Amaro.
Na capital, além de uma edição no bairro de Paripe, a Feira Março Mulher, realizada na Arena Fonte Nova, ofertou mais de 30 mil atendimentos a mulheres de todas as partes do estado.
No transporte, foi concluída a Linha Azul, com a finalização da duplicação da Avenida Gal Costa e a requalificação do trecho até a BR-324. Também foi entregue novo trecho da Avenida 29 de Março, que liga Cajazeiras ao bairro de Águas Claras, e faz parte da quarta etapa da Linha Vermelha, interligando a Via Regional até a BR-324, passando pelos bairros de Cajazeiras IV, V e VIII, Castelo Branco e Águas Claras.
Nos municípios de Sátiro Dias, Santa Luz, Valente e São Domingos, foram realizadas inaugurações de novos trechos de estradas recuperadas. Também foram entregues as recuperações dos aeródromos de Valente e Itaberaba.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas