No final da tarde do dia 22, por decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, foi liberado o vídeo na íntegra da reunião ministerial do dia 22 de abril, apontado pelo ex-ministro da justiça Sergio Moro como o principal indício do envolvimento do Presidente da República Jair Bolsonaro em interferir nas investigações da Polícia Federal do Rio de Janeiro.
Entretanto, o que foi visto foi um show de conversas chulas e recheadas de palavrões. Entre as discussões, a fala do ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, causa repercussão entre entidades ligadas ao meio ambiente e ativistas do mundo inteiro.
Segundo o ministro, “então, para isso, precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas. De IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de ministério da Agricultura, de ministério de Meio Ambiente, de ministério disso, de ministério daquilo. Agora é hora de unir esforços pra dar de baciada a simplificação”.
Em um momento que o Brasil apresenta a elevação nos números de desmatamento em todo o território, em 2019, o território da floresta Amazônica concentrou 10% do desmatamento em todo país, o equivalente a 1,26 km², segundo dados do Mapbiomas. Considerando o atual estado da pandemia do novo coronavírus e a diminuição das taxas de poluição atmosférica no mundo todo; o Brasil segue na contramão já antes mesmo da crise causada pela Covid-19, aprofundada no governo Bolsonaro. Em comparação ao ano passado, os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), registra um aumento de 55% em relação aos meses de janeiro a abril deste ano, cerca de 1.202 km² da floresta amazônica foi desmatada.
Esses dados revelam preocupação mundial e coloca o Brasil sob os olhares de governantes mundiais e ONGs e ativistas do meio ambiente, entre eles, está a ativista sueca Greta Thunberg, que ganhou fama ano passado por participar e ministrar várias palestras sobre a crise climática mundial na União Européia, Fórum Econômico Mundial, além de ter sido considerada a personalidade do ano pela revista Times. Em seu twitter, um dia após a liberação do vídeo da reunião ministerial, Greta Thunberg com a hashtag #SalveAAmazônia comenta a declaração do ministro Ricardo Salles: “Apenas imagine as coisas que foram ditas longe da câmera… Nosso futuro em comum é apenas um jogo para eles”.