Governo Federal decreta ida de Tropas da Força Nacional para atuar na greve da PM em Sobral, no Ceará. A Força Nacional tem feito a segurança da cidade enquanto os policiais miliares estão parados.

O colaborador da ANF em Sobral, Vicente de Paulo e Sousa, enviou vídeos de vários momentos da greve que atinge a população local. Confira:

Parte dos policiais militares não concordaram com a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo estadual e reivindicam outros benefícios. As negociações não avançaram e isso têm contribuindo para a continuação do clima de insegurança na cidade.

Um dos momentos mais tensos das manifestações foi a tentativa do Senador Cid Gomes entrar no Batalhão da Polícia onde os grevistas estão acampados, e usando uma retroescavadeira o senador avançou derrubando o portão, como reação, policiais atiraram contra o veículo atingindo o senador, que foi precisou ser levado para o hospital.

Veja o momento dos tiros.

De acordo com a Constituição, o Estado detém o monopólio da violência; portanto, funcionários armados estão proibidos de fazer greve, o que pode gerar punições aos envolvidos na paralisação. Uma nova tentativa de negociação está prevista para acontecer nos próximos dias.

Artigo anteriorTira a mão do Cacique
Próximo artigoGolpe Literário: poesia marginal de Vinícius Araújo
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.