Governo Federal decreta ida de Tropas da Força Nacional para atuar na greve da PM em Sobral, no Ceará. A Força Nacional tem feito a segurança da cidade enquanto os policiais miliares estão parados.
O colaborador da ANF em Sobral, Vicente de Paulo e Sousa, enviou vídeos de vários momentos da greve que atinge a população local. Confira:
Parte dos policiais militares não concordaram com a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo estadual e reivindicam outros benefícios. As negociações não avançaram e isso têm contribuindo para a continuação do clima de insegurança na cidade.
Um dos momentos mais tensos das manifestações foi a tentativa do Senador Cid Gomes entrar no Batalhão da Polícia onde os grevistas estão acampados, e usando uma retroescavadeira o senador avançou derrubando o portão, como reação, policiais atiraram contra o veículo atingindo o senador, que foi precisou ser levado para o hospital.
Veja o momento dos tiros.
De acordo com a Constituição, o Estado detém o monopólio da violência; portanto, funcionários armados estão proibidos de fazer greve, o que pode gerar punições aos envolvidos na paralisação. Uma nova tentativa de negociação está prevista para acontecer nos próximos dias.