A 2ª edição do projeto Resgate do Samba Junino (Forró do Beco) acontecerá neste sábado, 10, com “Arrastão e Forró Pé de Serra”, na localidade do Beco da Cultura. Concentração no Final de Linha de Ônibus do Nordeste de Amaralina, em Salvador, às 13h.
Acompanhe o grupo Resgate do Samba Junino tocando “Forreggae” com muita dança e animação no coração do Nordeste de Amaralina, na capital baiana.
Enquanto a outra parte da programação acontecerá no Circuito de Samba Junino a partir das 15h, no Vale das Pedrinhas.
Com o repertório “É Forreggae Sim Sinhô lançado em 2022 no Bimba Junino”, a ex-vocalista da Banda Reggae Reluz e do Bloco Phillosofia, Gabby Santana, promete animar os participantes do Forró do Beco.
“Minha música é influenciada pela essência da Música Popular Brasileira (MPB), o xote junto com o reggae jamaicano com o enfoque inovador. Fazendo a fusão entre esses dois ritmos calientes, transformando em FORREGGAE” explica Gabby Santana que também faz parte da coordenação do projeto Resgate do Samba Junino.
A iniciativa objetiva preservar a cultura e valorizar os grupos de samba junino, mantendo a tradição para assegurar a continuidade por gerações futuras, além de fortalecer os laços comunitários através do movimento samba junino.
A programação oficial prevê a participação do grupo Resgate do Samba Junino, Samba Santa, Samba Charme, Samba Nêgo, Samba Meninos da Vila, Samba Chamegoso, Samba Brilho, Samba Natureza e Hody Bamba.
Segundo o Decreto 29.489/2018, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), em 8 de fevereiro, “Samba Junino passa a ser considerado Patrimônio Cultural de Salvador”, portanto, cabe ao poder público municipal, estadual e da união desenvolver ações para garantir o direito de manifestação e preservação da cultura popular.
Eventos juninos realizados recentemente, no território do Nordeste de Amaralina
O portal União Notícias informa sobre a “3ª edição do Arrastão da Resenha dos Amigos” que aconteceu na última quinta-feira, 8, no bairro da Santa Cruz.
O evento intitulado de “Reggae Junino” ocorreu no último sábado, 3/6, no Gueto Lounge, no Nordeste de Amaralina, e contou com a presença de Gabby Santana a convite do cantor Nollasko. Neste mesmo dia, vários grupos de samba junino tocaram no Circuito do Samba Junino, no Vale das Pedrinhas.
Moradores do território do Nordeste de Amaralina consagrou o Circuito de Samba Junino como mais um espaço de manifestação e preservação do patrimônio cultural.
O território do Nordeste de Amaralina é composto pelos bairros Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho, Nordeste de Amaralina e Vale das Pedrinhas, que juntos somam cerca de 100.000 (cem mil) moradores em sua maioria de jovens negros e negras.
Mais informação entre em contato através do número do watsapp de Ubirajara Lima, diretor do projeto Resgate do Samba Junino: (71) 98230-2012.
Assista ao vídeo produzido pela mídia comunitária “O Que Fazer no Nordeste de Amaralina” em 2022, sobre o projeto Resgate do Samba Junino, com participação de ativistas culturais a exemplo de Gabby Santana, Ubirajara Lima e o presidente do Núcleo de Economia Criativa, Circular, Culturas e Turismo, Everaldo Souza, ex-timbaleiro.