Guarda do Rio se apresenta em praças para amenizar o isolamento social

Imagem: Divulgação GM Rio de Janeiro.

Música é alento para alma em momentos de tristeza e desesperança. E para tentar a amenizar esses dias de confinamento através da música, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro deu início projeto “Abraço Musical – Guarda no seu Coração”, uma ação que leva músicos da Banda Sinfônica para proporcionar um momento de alegria aos cariocas que cumprem o isolamento social em casa, em bairros com mais casos confirmados de Covid-19.

O projeto teve início nessa semana e prevê realizar apresentações em bairros como Copacabana, na Zona Sul, e Barra da Tijuca e Campo Grande, ambos na Zona Oeste.

O “abraço” foi dado por meio da música tocada por oito instrumentistas da Banda da GM, divididos em dois quartetos, sendo um grupo para a Zona Sul e o outro para a Zona Norte.  O compacto repertório incluiu “O Bêbado e a Equilibrista”, composição de João Bosco e Aldir Blanc, que morreu na última segunda-feira, dia 4, vítima de Covid-19; “Wave”, famosa canção de Tom Jobim; e a marcha hino “Cidade Maravilhosa”, de André Filho.

Na Zona Sul, a programação contemplou a Praça General Tibúrcio, na Urca; e a Praça Edmundo Bitencourt, no bairro Peixoto, em Copacabana. Com maior número de idosos na cidade, Copacabana também está entre os bairros que registraram mais casos de Covid-19. Ao todo, foram 231 casos confirmados e 22 mortes até o dia 28 de abril. Antes da apresentação, guardas municipais transmitiram mensagem sonora, para a população evitar aglomerações, higienizar as mãos e ficar em casa.

– Queremos proporcionar um momento de alegria, esperança e sensibilizar as pessoas, mostrando que todas as vidas importam e ninguém está sozinho nessa pandemia. A luta contra o coronavírus continua diariamente em nossa cidade com diversas medidas adotadas pela prefeitura conter a disseminação da doença e salvar vidas – afirma o comandante da Guarda Municipal, inspetor geral José Ricardo Soares.

Imagem: Divulgação GM Rio de Janeiro.

Segundo a GM, as mensagens sonoras são também um reconhecimento e agradecimento aos profissionais que atuam na linha de frente, e aos servidores da Guarda Municipal, homenageados com a canção “Fibra de Herói”, com letra de Barros Filho e música de Guerra Peixe.

A programação do projeto continua durante a semana contemplando outros bairros da cidade, além de prestigiar os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente contra o coronavírus, passando no entorno de hospitais, clínicas e postos de saúde. Em caso de chuva, a ação será cancelada.