Maria Firmina dos Reis, Presente! É o espetáculo teatral que estreia hoje em São Paulo. A montagem conta a história de vida da primeira romancista brasileira negra, de mesmo nome, vivida pela atriz Lena Roque, que assina a direção. Com 60 minutos de duração, o espetáculo propõe o encontro entre passado e presente, criando a imagem viva da escritora no futuro.

Para a Lena, recuperar a história de uma personagem invisibilizada por décadas é resgatar o seu legado e desvendar como a escritora maranhense foi uma mulher à frente do seu tempo.

“Ela foi a primeira escritora negra brasileira, e abolicionista. Para Maria Firmina, o escravizado tem voz. Ela dá voz ao escravizado, conta a história da escrava, não da heroína branca romântica que está morrendo de amor”, comenta a atriz.

Parceria e participações 

A parceria entre Lena Roque e o escritor Marcelo Ariel criou a dramaturgia do espetáculo, que conecta textos e poemas de três livros da autora: Úrsula, a Escrava (1887), Contos à Beira Mar (1871) e Gupeva (1861).

Nas participações especiais das escritoras Cidinha da Silva, Eliana Alves e Luciana Diogo, pesquisadoras da vida e obra de Maria Firmina, haverá perguntas à intérprete, em áudios gravados, no decorrer da apresentação.

Negra, filha de ex-escravizada, Maria Firmina dos Reis nasceu em São Luís do Maranhão, em 11 de outubro de 1825. Atuou como professora, folclorista e compositora de um hino de louvor à abolição da escravatura.

Sua principal obra é Úrsula, a Escrava, livro revolucionário para o seu tempo. A escritora teve partida cidadã relevante, ao longo dos seus 92 anos, dedicados à leitura, à escrita, à pesquisa e ao ensino.

Não existem registros da imagem de Maria Firmina, mas a recuperação de sua trajetória pode ser vista a partir de hoje.

Serviço

As apresentações acontecem a partir de hoje, 12 de outubro, quinta-feira, e vão até 22 de outubro, às 19h (domingos e feriados) e 20h (de quinta a sábado).

Local: Itaú Cultural, em São Paulo.

Reserve o seu ingresso para primeira e segunda semanas.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas