Histórias Conectadas de moradores e ativistas de Santa Cruz

Projeto eleva pertencimento dos moradores e ativistas de Santa Cruz, por seu bairro - Divulgação

Produzido pelo Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz (NOPH), o projeto Histórias Conectadas, realizado na última terça, 21, levou para o público o tema “Sub-bairros de Santa Cruz: comunidades faveladas?”. Segundo Bruno Almeida, coordenador geral do NOPH, o objetivo do debate virtual foi discutir como o termo “favela” é percebido pelos moradores de Santa Cruz. Para a conversa foram convidados pessoas que atuam em diferentes frentes culturais e sociais nas comunidades, conjuntos ou favelas do bairro de Santa Cruz.

Participaram o ativista sociocultural e roteirista Thiago De Jesus, à frente de projetos sociais para impactar positivamente as favelas do Rola e de Antares; o artista plástico e mobilizador social Ricardo Rodrigues; a fundadora do espaço cultural Zona Oeste primeira ONG comunitária de jovens empreendedores culturais no Complexo João XXIII Cláudia Pereira; a professora de artes Dayane Medeiros; o professor e historiador Guaraci Rosa morador de Santa Cruz; e o vice-presidente da Associação de Moradores de Antares, Leonardo Ribeiro, à frente de projetos socioculturais na região.

O projeto Histórias Conectadas, surgiu nesse momento para fazer com que as pessoas parem e conversem, um espaço para se debater ideias e contar histórias. De acordo com Bruno, é preciso, ainda mais nesse momento valorizar as histórias das pessoas que ocupam as favelas e periferias e que criativamente superam muitas dificuldades fortalecendo o espírito comunitário em seus projetos e ações. Além disso, o projeto tem como objetivo reconectar esses agentes sociais e a própria população de Santa Cruz com o bairro e com sua história. “Particularmente esse interesse é muito positivo pois permitiu recriar e religar estes lugares novamente a história local e a história da cidade. Projetos de pesquisas entre favelas, exposições e de livros saíram desse encontro”, completou Bruno.

Para acompanhar o Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz (NOPH) e o Histórias Conectadas clique aqui.