O Dia de Iemanjá no Arpoador 2023, idealizado pelo músico Marcos André, de família umbandista e praticante do Candomblé, reúne representantes de casas de Umbanda e Candomblé de linhagens centenárias, além de grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu, a fim de celebrar Iemanjá no seu dia. O evento começa 15 horas e vai até 22 horas.

Marcos André, que atua há 27 anos em quilombos de jongo do Vale do Café e em projetos culturais em Madureira, mobilizou cerca de 120 mestres, líderes religiosos, artistas e filhos de santo, integrantes de 10 grupos grandes, para o ritual na rede de comunidades tradicionais que coordena.

História centenária

Em 1923, há exatos 100 anos, com os peixes escassos na Praia do Rio Vermelho, em Salvador, 25 pescadores resolveram levar presentes a Iemanjá, pedindo fartura e prosperidade.

O pedido foi atendido e, a partir daí, todos os anos um número crescente de barcos saem, sempre nesta data, com oferendas ao Orixá, de matriz africana, mais cultuado do Brasil. Esse ano, a celebração chega à Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro.

O evento será liderado por Mestre Bangbala, 103 anos, o Ogan mais antigo do país em atividade e patrono da celebração.

Afinado com os novos tempos da sustentabilidade e proteção dos mares, o mestre é categórico: “Todas as oferendas do são biodegradáveis. Pedimos ao público que não leve plástico, vidro ou madeira. É uma saudação à Rainha do Mar, à sua morada e às forças da natureza. Somente flores e frutas serão oferecidas”.

Ao final o público será convidado para um mutirão de limpeza das areias e pedras ao redor da celebração.

Confira a programação completa

15h: Concentração (em frente à estátua do Tom Jobim) com Tambores de Olokun, Ogan Kotoquinho, Afoxé Filhas de Ghandy e Afoxé Oré Lailai.

17h: Cortejo e Presente para Iemanjá (Pedra do Arpoador).

17h30:

  • Roda de Candomblé com Ogan Bangbala e Pai Dário de Ossain;
  • Roda de Umbanda com Tião Casemiro;
  • Jongo de Pinheiral e Companhia de Aruanda;
  • Samba de Roda, Coco e Ciranda com Companhia de Aruanda e grupo Samba Jongo.

19h30:

  • Boas-vindas com Ogan Bangbala, Tia Ira Rezadeira da Serrinha, Mestra Fatinha do Jongo de Pinheiral, Pai Dario de Ossain, Ogan Kotoquinho e Marcos André;
  • Roda de Afoxés e Umbandas.

20h: Roda de samba com Nina Rosa, Hamilton Fofão, Marcelinho Moreira, Carlinhos 7 cordas, PH Mocidade, Nene Brown, Raymundo Jonathan e convidados.

22h: Encerramento.

Das 15h às 22h: Feira Crespa.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas