A repercussão da campanha do Dia dos Pais da Natura nas redes sociais contribuiu para o entusiasmo do mercado em relação à companhia. Sem fato relevante divulgado pela empresa nem notícias relacionadas ao desempenho da empresa, analistas apontam a valorização da Natura graças à avaliação positiva do mercado em relação à sua nova estratégia de marketing, com um homem transexual na campanha do Dia dos Pais.
As ações ordinárias da fabricante de cosméticos operaram em alta durante toda a quarta-feira, 29, e terminaram o pregão com avanço de 6,73%, o maior do Ibovespa, enquanto o principal índice do mercado brasileiro subiu 1,44%.
O ator Thammy MIranda, que é pai do bebê Bento Ferreira de Miranda, de seis meses, foi convidado para participar da campanha com outras personalidades midiáticas, como o ex-BBB Babu Santana, o chef de cozinha Henrique Fogaça e o músico Lucas Silveira.
A Natura diz que a campanha do Dia dos Pais “mergulha na rotina desafiadora que todos estão vivendo durante a quarentena” e que a presença paterna é o maior presente. “A Natura celebra todas as maneiras de ser homem, livre de estereótipos e preconceitos, e acredita que essa masculinidade, quando encontra a paternidade, transforma relações”, afirmou a companhia. A empresa defende ainda que “valoriza a diversidade em sua trajetória de mais de vinte anos”.
O analista da Ativa Investimentos Ilan Arbetman aponta que o mercado recebeu bem a movimentação da Natura, pois a contratação de um homem transexual está em linha com suas práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês). “A campanha dialoga muito com a força da marca e mostra que ela pode ampliar sua base de consumidores, pois o nome tem um foco muito grande em governança”, afirmou.
Esta também é a visão de Jorge Junqueira, sócio da Gauss Capital. O economista observa que há uma tendência de que o mercado invista em companhias que atuam de maneira mais forte junto à defesa de minorias. “Esse comportamento pró-sociedade está sendo cada dia mais bem-visto e o investidor tem interiorizado isso de pagar mais por empresas que têm esse comportamento”, observa.