Hospital de campanha do Rio já atende vítimas de coronavírus

Uma ação conjunta da iniciativa privada entregou ao povo do Rio o primeiro hospital de campanha, que vai atender pacientes vítimas da Codiv-19. A obra foi realizada em 19 dias e fica localizada na Lagoa Barra, Zona Sul da capital. A unidade ainda funciona de forma escalonada, e está operando, inicialmente, com 30 vagas, que são destinadas a pacientes internados em outras unidades da rede estadual, sendo 10 delas em leitos de UTI com respiradores, além de 20 de enfermaria.

O projeto prevê 200 leitos no total, sendo 100 de UTI, e o hospital estará voltado exclusivamente para atender pacientes do SUS, vítimas da Covid-19, que serão encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde. O hospital conta com tomografia digital, radiologia convencional, aparelhos de ultrassom e ecocardiograma e laboratório de patologia clínica, e funcionará por 4 meses, durante o período mais grave da pandemia.

Com investimento total é de R$ 45 milhões provenientes exclusivamente da iniciativa privada, o Hospital de Campanha foi montado por parceria entre a Rede D’Or, Bradesco Seguros, Lojas Americanas, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e Banco Safra. De acordo com as empresas, a iniciativa está gerando mais de 1000 empregos diretos e indiretos.