Hugo Calderano deve retornar à 3ª colocação no ranking mundial. O atleta começou a competição em Macau, na China, ocupando a 5ª posição e venceu em sequência os três melhores atletas do mundo atualmente. Ele conquistou um título inédito para o tênis de mesa brasileiro no último domingo (20). Ele se tornou o primeiro atleta do país a vencer a Copa do Mundo da modalidade.
A Copa do Mundo de tênis de mesa é um evento criado em 1980 e por muito tempo servia como uma espécie de encerramento da temporada do tênis de mesa internacional. O evento chegou a ser suspenso entre 2021 e 2023, quando incialmente seria substituído pelo WTT Finals. Mas a Federação Internacional decidiu trazer o evento de volta em 2024.
O circuito internacional do tênis de mesa passou por uma grande reformulação a partir de 2019, com a criação da WTT. Assim, as competições ao longo do ano passaram a ser mais estruturadas. Apesar de dar menos pontos no ranking mundial do que os eventos Grand Smash (criados para ser torneios similares aos Grand Slams do tênis), dá para se dizer, que a Copa do Mundo da última semana é o segundo principal evento do ano, atrás apenas do Mundial.