Desde 2020, o Projeto Humanize-se conta com o apoio de voluntários para entregar alimentos e roupas à pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social nas ruas de Salvador.
Atualmente as ações sociais acontecem mensalmente nos bairros Sete Portas, Aquidabã, Barroquinha, Politeama e Avenida Sete. Em 2023 foram distribuídas aproximadamente 5 mil refeições.
“Nossa luta é diária, pois somos pessoas físicas nessa mobilização. Não temos ajuda nem de empresas privadas e nem de órgãos públicos. As doações são recebidas pelas voluntárias e atualmente estamos em três pontos, na Barra, Graça e Imbui. E quando as pessoas não podem entregar, organizamos a equipe para fazer a retirada”, comenta Cândida Sheldon, idealizadora do projeto.
Além do trabalho com as entregas de alimentos, o projeto é ponte para doação de roupas para algumas instituições de Salvador, com a realização de bazares em praças do Subúrbio Ferroviário.
“Com as idas às ruas vimos tantas outras necessidades, as pessoas em situação de rua precisam de roupas, calçados, água (muita água) aceitamos garrafas vazias para serem preenchidas de água, itens de higiene pessoal, e sobretudo, presença, olhar empático e amor”, destaca Cândida.
O projeto intensifica a campanha de doações para que o projeto se mantenha. Pessoas que tenham disponibilidade para ajudar com alguns itens de doações e empresas que possam apoiar o projeto. Além disso locais possam servir de ponto de coleta tanto dos alimentos quanto das roupas e agasalho.
Cândida destaca que além de um projeto social, o Humanize-se tem um valor sentimental. “O Humaniza-se é para além de um projeto de alimentação solidária, nossa ideia, nossos ideais e valores perpassa pela ideia de formação humana, retomada da ideia da vida coletiva onde todos se importam com todos. Não há felicidade de uma pessoa estiver passando fome, a fome é um problema de todo mundo e isto deveria motivar a mais pessoas a estarem presentes nas ações, finaliza”.
Para conhecer mais sobre o projeto, basta acessar https://www.instagram.com/projetohumanizesse