I Feira comunitária do Quilombo Cabula em Salvador

Crédito: Turismo de Base Comunitária

Acontece no próximo dia 11 de dezembro, a 1ª Feira Comunitária do Antigo Quilombo Cabula, em Salvador. O evento será das 08h às 17h, no CSU- Centro Social Urbano de Pernambués, seguindo os protocolos de prevenção à COVID-19.

A feira está na programação do 11º Encontro Turismo de Base Comunitária e Economia Solidária (ETBCES), que este ano traz como tema: “Inovação e Solidariedade em Territórios de Resistência: iniciativas em tempos adversos”.

O encontro  de base comunitária faz parte do projeto de extensão, ensino e pesquisa que acontece no território do Cabula, numa perspectiva de integração dos diversos atores sociais que compõem a região do projeto Turismo de Base Comunitária no Cabula e entorno, conhecido por TBC Cabula.

O objetivo da iniciativa é mobilizar e formar moradores de bairros populares nas quais a UNEB- Universidade do Estado da Bahia, localizada no Cabula, vem desenvolvendo ações de pesquisa, extensão e ensino para o turismo de base comunitária, cooperativismo, ecossocio empreendimentos de economia solidária,

Fazem parte da construção da iniciativa, pesquisadores, professores, estudantes, colaboradores, voluntários e pessoas que formam as comunidades dos contextos envolvidos neste processo.

Além da participação efetiva das associações de bairros, das cooperativas de produção, de lideranças, gestores sociais e associações culturais, grupos musicais, de teatro, artesanato, grafite, dentre outras expressões artísticas, buscando dar visibilidade e reconhecimento às diversas produções sociais, políticas, culturais, tecnológicas e econômicas, que se desenvolvem nos bairros circunvizinhos da UNEB.

“Uma rica e singular experiência de produção de conhecimento e outros modus operandi, contribuindo para sua legitimação na sociedade”.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Artigo anteriorCrônica: Corpos e Coisas- Direitos Humanos
Próximo artigoChacina da Palmeira na visão de quem é cria
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.