Na sua primeira Edição, a FLIZO – Festa Literária da Zona Oeste é um ousado e ambicioso projeto que vem agregando produtores culturais, artistas, gestores de projetos e, principalmente, escritores da Região.

Há três meses encontros quinzenais vêm revelando a face oculta da cidade que insiste em não ver o que acontece e dá vida aos bairros periféricos que ficam no outro extremo. Para os organizadores da FLIZO a visão é outra e revertendo o ponto de vista, o Bairro de Santa Cruz é o primeiro da Cidade do Rio de Janeiro.

Mais de 70 escritores mapeados, companhias de teatro, artistas plásticos, orquestras, músicas, danças, o que têm em comum? São referências reconhecidas em sua maioria, premiadas nacional e internacionalmente. Sim, estamos falando da Zona Oeste que o Rio não ver.

A Pré FLIZO realizará workshops de produção literária para crianças, adolescentes e terceira idade. O público será alunos de escolas públicas da região e seus respectivos responsáveis, parentes próximos ou moradores das adjacências dos locais de realização.

O Circuito FLIZO levará dois autores e uma atração artística (música, dança ou teatro) além de uma exposição de fotos ou quadros a 16 escolas e 8 universidades de 9 bairros, sendo eles:

Santa Cruz, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Campo Grande, Senador Camará, Bangu, Realengo, Jacarepaguá e Barra da Tijuca. Os únicos locais que não são escolas ou universidades, mas com grande relevância e conquista dos organizadores são a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e a Escola Sesc Nacional em Jacarepaguá.

Idealizada pelo cientista social e também escritor, Binho Cultura, a FLIZO vem causando grande expectativa dentro e fora do território onde será realizada. A meta é dar visibilidade à produção artística da região, estimular o contra fluxo cultural e reivindicar investimentos públicos e privados.

A Festa Literária da Zona Oeste homenageará o autor José Mauro Vasconcelos, nascido em Bangu, mesmo local do cenário do livro Meu Pé de Laranja Lima.

Cronograma:  Pré FLIZO

Acontecerá em Setembro com oficinas de produção de textos nas escolas do circuito com alunos, professores e moradores dos bairros. Das oficinas serão reunidos os textos para serem feitas as antologias da FLIZO Mirim (Crianças e Adolescentes) e da FLIZO Sênior (Idosos).

Eventos principais

30 de setembro – Abertura no Espaço Ser Cidadão (Santa Cruz).

05 de outubro – Programação especial na Cidade das Artes (Barra da Tijuca).

31 de outubro – Mesas sobre a Economia do Livro, com empresários do ramo (Bangu).

01 de outubro – Encerramento Escritores consagrados e escritores lançados na FLIZO.

flizoesta