Identidades: estilistas negros e indígenas lançam coleção exclusiva

Crédito: Dário Neto / ASN BA Proprietários: Hisan Silva e Pedro Batalha

A coleção Identidades agrega as marcas Dendezeiro, Isaac Silva Brand, Nalimo e KF Branding, com o objetivo de celebrar a brasilidade, evidenciando todo o potencial criativo e inovador de criadores que estão revolucionando a moda nacional.

O projeto será lançado nesta terça-feira, 4, e tem a assinatura do diretor executivo e ativista corporativo Gustavo Narciso, que visa conectar o social a negócios através de Identidades que evidenciam a moda autoral brasileira e promover transformações sociais de grande impacto.

A iniciativa apresenta quatro afro empreendedores que atuam no ramo de joias e bijuterias para complementarem a nova coleção.

“Para além do olhar cuidadoso das raízes do Brasil como inspiração, estas marcas prezam pela transparência de sua cadeia de valor, sustentabilidade e diversidade”, comenta Gustavo Narciso.

Atualmente, único diretor negro de um instituto corporativo do Brasil, Gustavo aborda o ativismo corporativo como manifesto social para inclusão de pessoas negras e indígenas em espaços de visibilidade, trazendo como compromisso firmado, trabalhar a empregabilidade na moda, sobretudo com esses dois recortes étnico-raciais. Neste cenário, a Coleção Identidades desenvolve a democratização do acesso a marcas autorais e promove novas possibilidades para toda a cadeia criativa.

Gustavo Narciso

Homem negro, homossexual, ativista corporativo e diretor do Instituto C&A, Gustavo Narciso atua frente à inclusão da diversidade aos espaços de visibilidade, conectando o social com negócios. Enfrentando diversos tipos de preconceito, mesmo que agora velado, Gustavo tem como conceito de vida o compartilhamento das suas conquistas com o coletivo. “A minha negritude só faz sentido se o coletivo se beneficiar das minhas conquistas, caso contrário eu prefiro não me envolver”.

Apesar da importância no reconhecimento profissional, a trajetória de Gustavo não se resume a ser diretor executivo de um dos maiores Institutos de moda do Brasil, seus passos vêm de longe.

Crédito: Kaique Talles

Em busca de ascensão e inclusão, ele fundou com mais três amigos a startup Incluser 一 uma ponte entre pessoas e instituições para avaliar e incluir pessoas negras, LGBTQIA +, pessoas com deficiência e mulheres no mercado de trabalho; Propôs e liderou o comitê de Diversidade da C&A e articulou o Lançamento da Coleção Pride 一 primeira do varejo realizada a partir da articulação do comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão do instituto; Articulou parceria com a Transempregos e C&A 一 a parceria abriu oportunidades para profissionais transgênero em todo Brasil no período do Natal em 2018; e liderou o programa de Empreendedorismo do Instituto C&A 一 programa que tem como objetivo impulsionar a trajetória de marcas de moda autoral lideradas por pessoas que lutam para firmar seus direitos.

Entre suas conquistas, o último ano do programa de Empreendedorismo do Instituto C&A, coordenado por Gustavo, impactou 81% de negros e 4% de indígenas, entre eles 61% de mulheres e 16% de pessoas trans, resultando uma média de 1,6 pessoas empregadas por negócio apoiado, contando que 61% dos empreendedores apoiados trabalham exclusivamente em seu próprio negócio.

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