Imagens Povo abre inscrições para formação gratuita de fotografia: raça, gênero e sexualidade

Créditos - Divulgação

Voltado majoritariamente para mulheres, negras e periféricas. São 25 vagas.

O programa Imagens do Povo do Observatório de Favelas, localizado na Nova Holanda/Maré, abriu inscrições para primeira turma do curso de formação em fotografia “Lugar das Imagens: raça, gênero e sexualidade”. A edição é voltada para o público feminino, negro e residente de favelas e periferias da Região Metropolitana do Rio e é patrocinada pela Uber, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura – ISS. Ao todo são 25 vagas e a programação acontece de setembro a novembro de 2019.

A agenda propõe além de produzir materiais e reflexões no âmbito da fotografia, desenvolver a curadoria e a montagem de uma exposição resultante de todo processo de troca e aprendizado coletivo.

Os encontros serão sempre no turno da tarde, no horário das 14h às 17h, segundas e sextas e três sábados. Com duração de três meses, de setembro a novembro de 2019. Inscrições até dia 16 de setembro, início dia 23 . Inscrições gratuitas através do link: encurtador.com.br/jHJUW

Para Bira Carvalho, um dos coordenadores do Imagens do Povo, a formação tem como objetivo principal igualar a balança do mercado fotográfico, que ainda é muito masculina: “Tenho a expectativa de começar a equilibrar o mercado, que ainda é muito machista. Reconheço, que até mesmo em nosso programa, o corpo de fotógrafos homens são maioria”.

Sobre o Imagens do Povo

O Programa Imagens do Povo é um centro de documentação, pesquisa, formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho. Criado pelo Observatório de Favelas, em 2004, alia a técnica fotográfica às questões sociais, registrando o cotidiano das periferias e favelas através de uma percepção crítica que leva em conta o respeito aos direitos humanos e à cultura local. A coordenação do curso é feita pelo Programa Imagens do Povo do Observatório de Favelas.

 

SERVIÇO

 

“Lugar das Imagens: raça, gênero e sexualidade”

Data: 23 de setembro a 23 de novembro de 2019 (segundas, sextas e sábados)

Horário: 14h às 17h

Local: Observatório de Favelas

Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré (Esquina passarela 9 da Avenida Brasil)

Telefone: (21) 3888-3220

Ingresso: Gratuito

Classificação: a partir dos 15 anos

Acesso para pessoas com deficiência

Link inscrições até 16 de setembro:  encurtador.com.br/jHJUW

Facebook: https://www.facebook.com/programaimagensdopovo/

Instagram: @imagensdopovooficial