O Instituto Feira Preta está com inscrições abertas para o edital Impacto Black, com o objetivo de fortalecer a atuação social negra no Brasil. A iniciativa, que contará com um investimento de R$ 1 milhão, visa selecionar dez propostas de instituições, coletivos e projetos sociais sem fins lucrativos liderados por pessoas negras, promovendo o desenvolvimento de pessoas pretas e/ou comunidades vulneráveis. As inscrições são gratuitas para todo Brasil até o dia 12 de agosto. Além do apoio financeiro, as propostas selecionadas receberão treinamento e capacitação por meio do Afrolab, metodologia própria do Instituto Feira Preta, que inclui uma trilha de desenvolvimento institucional e pessoal e um programa de mentoria de um ano ministrado por especialistas.


O projeto está estruturado em três funções principais. A primeira é o Desenvolvimento Organizacional e de Lideranças, que envolve treinamento para gestão no terceiro setor, com foco em liderança transformacional, comunicação e planejamento estratégico. A segunda função é o Financiamento, que consiste em oferecer subsídios de capacitação para cada organização liderada por uma pessoa negra, realizado em dois desembolsos durante o período de realização do projeto. A terceira é a Visibilidade, que visa aumentar a conscientização e celebração de organizações sem fins lucrativos e lideranças negras por meio de esforços de comunicação colaborativos, criativos e compartilháveis.

As organizações interessadas devem ser uma organização da sociedade civil (ONGs, associações, movimentos, coletivos) ativa e formalizada há pelo menos um ano, sendo necessariamente fundada e liderada por pessoas pretas. Além disso, a diretoria das organizações deve ser composta por, no mínimo, 50% de pessoas negras, conforme a autodeclaração étnico-racial, segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


As inscrições podem ser realizadas pela plataforma Prosas, através do link https://prosas.com.br/editais/14582-edital-impacto-black

As propostas serão avaliadas pela equipe do Instituto Feira Preta, e o resultado será divulgado ao longo do mês de agosto.