Das 49 transmissões ao vivo feitas ao longo do ano de 2021, pelo residente Jair Bolsonaro (PL), a imprensa sofreu 42 ataques, o que corresponde a 86% das lives.
Pesquisa produzida pela Lupa localizou ao menos 78 afirmações do presidente criticando veículos de comunicação.
As declarações era feitas com o intuito de desvalorizar o trabalho de jornalistas e insinuavam que as reportagens produzidas pela imprensa brasileira espalhariam mentiras – embora se tratem de informações verdadeiras publicadas em jornais do país.
Bolsonaro também parabenizou os jornalistas no dia 1º de abril, data conhecida como o Dia da Mentira.
Dos 78 comentários ao longo das 42 lives, 49 citavam algum veículo específico como a Globo (26, incluindo a rede de televisão e o jornal O Globo), a Folha (17), e o Estado de S.Paulo (13).
O presidente também acusou a imprensa de publicar “notícias mentirosas” que supostamente influenciariam negativamente a percepção do Brasil no exterior.
Uma dessas ocasiões ocorreu durante uma transmissão ao vivo em 19 de novembro. Bolsonaro criticou uma reportagem publicada pelo Estado de S. Paulo sobre o risco de a Amazônia passar de um ponto sem retorno por causa do desmatamento excessivo.
Bolsonaro atacou ainda a revista Veja após o veículo publicar uma reportagem de capa com críticas à possibilidade do uso do voto impresso nas eleições de 2022.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas