O Instituto Moreira Salles acaba de disponibilizar para download gratuito parte de seu acervo fotográfico e iconográfico em domínio público. São cerca de 10.000 obras, entre fotografias, em maior quantidade, gravuras, desenhos e pinturas, produzidas entre o século XVI e as três primeiras décadas do século 20.

As obras são de autores fundamentais:

– Marc Ferrez

– Georges Leuzinger

– Revert Henrique Klumb

– Augusto Malta

– Charles Landseer

– Jean-Baptiste Debret

– Johann Moritz Rugendas

– J. Carlos e outros.

Entre os principais temas abordados, estão:

– Paisagens naturais e urbanas

– Retratos

– Expedições

– Trabalho forçado de pessoas escravizadas

– Povos indígenas

– Desenvolvimento urbano

– Arquitetura

– Manifestações populares

– Política e cartografia.

Tendência é abrir acervos

Muitas instituições nacionais e internacionais já disponibilizam parte de seus acervos em domínio público para download. Nesse sentido, o IMS também vem somando esforços para oferecer ao seu público arquivos de qualidade, sem burocracia, ampliando seus usos e difusão.

As imagens podem ser baixadas a partir do acervo online do IMS ou diretamente neste link. Após realizar sua pesquisa e selecionar a imagem disponível em domínio público, basta clicar no botão Abrir na parte superior direita da seleção e, na tela seguinte, clicar no botão Download, na parte superior esquerda da tela.

É importante ressaltar a necessidade de colocar créditos nas imagens, citando o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas