Para comemorar os 198 anos da Independência do Brasil na Bahia, hoje (02), a partir das 8h, no Largo da Lapinha, em Salvador, será realizado o hasteamento das bandeiras, que contará com a presença do prefeito da capital, Bruno Reis, do governador da Bahia, Rui Costa, do deputado Adolfo Menezes, Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Eduardo Morais de Castro.
Não haverá presença da população em razão da crise sanitária, informa o IGHB.
Inicialmente, os Caboclos ficarão do lado de fora, vestidos pelo artista plástico João Marcelo, de “Verde Esperança”, ao terminar o cerimonial eles serão recolhidos. Logo, a “Pira do Fogo Simbólico será acesa por dois profissionais da saúde, ato que representa a luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia.
Em seguida ocorre a coletiva de imprensa com as autoridades presentes e deposição de flores aos heróis da Independência junto ao busto do General Labatut”.
Segundo o Instituto, a escolha do tema “A Chama da Esperança” editada neste ano homenageia a atuação de nossos heróis da Independência, mas reverencia também a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19.
Quanto à exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”, ficará de 1º a 10 de julho nas redes sociais como Instagram, Facebook e Youtube da instituição. A atividade busca “proporcionar aos baianos a oportunidade de conhecer de perto as imagens dos homens e mulheres que tiveram um papel decisivo na epopeia do 2 de Julho e que contribuíram, de alguma maneira, para a vitória na guerra que consolidou a Independência do Brasil, dentre as fotografias com textos descritivos estão a de Maria Quitéria, João das Botas e Joana Angélica”.
A programação ainda prevê a realização de quatro palestras nos dias (06, 13, 20 e 27) a partir das 17h.
No dia (1º) aconteceu o lançamento do livro “O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano, política, guerra e cultura, 1820-1823”, de autoria do cachoeirano e historiador Manuel Passos Pereira.
O evento foi mediado pelo historiador Jaime Nascimento, e como debatedor, o jornalista e pesquisador Jorge Ramos. A programação segue até dia (27) de forma gratuita.
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, uma das instituições de preservação da cultura baiana, apoiado pelo Fundo de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Acesse a programação completa no portal do IGHB e acompanhe as atividades pelo https://www.youtube.com/user/ighbba
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas