UFF Debate Brasil

 

 

O tema da próxima edição do UFF Debate Brasil é “Infância para quem? Desigualdade social e penalização da vida” , sob  a curadoria da professora Ana Lucia Enne.

O debate acontece no dia 19 de maio, às 20h , no Teatro da UFF, rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói. Entrada franca.

A professora Ana Lucia Enne assume, à convite do superintendente do Centro de Artes UFF, a curadoria do projeto UFF Debate Brasil a partir do mês de maio, trazendo ao foco do UFF Debate Brasil as questões que envolvem a PEC 171/93, que propõe reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos, bem como as questões que envolvem a violência e a proteção em relação à infância.

Iniciando a curadoria do UFF Debate Brasil, Ana Enne convidou, como mediadora da mesa, a professora Adriana Vianna (UFRJ), mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, onde desenvolve pesquisas sobre processos e práticas de Estado na interface com relações de gênero, família, sexualidade e violência.

Os convidados/participantes da mesa são:

Juliana Farias, professora que atua na área de violência institucional e segurança pública, com doutorado em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -PPGSA/UFRJ

Orlando Zaccone, delegado de Policia Civil do Rio de Janeiro, jornalista, mestre em Direito, especializado em Direito e Processo Penal e autor do livro “Acionistas do Nada”

Mônica Cunha, coordenadora do Movimento Moleque – Movimento de Mães pela Garantia dos Direitos dos Adolescentes no Sistema Sócio-Educativo no Estado do Rio de Janeiro.

Para a realização dos debates, a professora irá contar com o apoio da equipe de Ideias do Centro de Artes UFF, formada por Tânia Perez, Deisy Pinto e Ana Cristina Oliveira, responsáveis pela realização do UFF Debate Brasil, e com a assistência da produtora cultural Ohana Boy Oliveira.

No decorrer de mais de 30 anos (1984) o projeto UFF Debate Brasil proporciona aos que participam, como convidados – palestrantes/debatedores – ou como espectadores, a oportunidade de ouvir, debater e contribuir para a reflexão sobre assuntos da ordem do dia, de ampla repercussão.