Karine Oliveira, 30 anos, professora, influenciadora digital e palestrante, nascida e residente no bairro do Engenho Velho da Federação, periferia de Salvador, implantou a Wakanda Educação Empreendedora na região. Ela representará o Brasil no “Angola Startup Summit 2024”, de 16 a 18 de maio, no Centro de Convenções de Talatona, na província de Luanda, onde apresentará sua criação.
Mais de 150 startups de diversas nacionalidades estarão presentes no evento, voltado para empresas de tecnologia, empreendedores, investidores, líderes empresariais, estudantes e entidades públicas e privadas. O propósito do evento é impulsionar a inovação, o uso de novas tecnologias e a transformação digital do país.
Entre as empresas brasileiras presentes, destaca-se a Wakanda Educação Empreendedora, uma startup baiana, apoiada pelo Sebrae Nacional que busca promover a troca de conhecimentos e oportunidades entre startups brasileiras e o ecossistema empreendedor de Angola.
Através de cursos de formação, ela traduz conteúdos do empreendedorismo tradicional para a linguagem informal e regional. Esse trabalho facilita o acesso e fortalece negócios periféricos e por necessidade. A startup é uma referência no Brasil pela sua abordagem inovadora e impacto social, com uma equipe diversificada e engajada, já capacitou mais de 3.865 pessoas, impactando aproximadamente 6.000 famílias em todo o Brasil.
A metodologia da empresa recebe uma aprovação notável, com uma taxa de satisfação de 97% entre os participantes. Distribuindo cerca de R$ 38 mil em prêmios, a Wakanda concentra seus esforços na emancipação da população negra e da comunidade LGBTQIAPN+. Karine está entusiasmada com essa oportunidade única de representar o Brasil e a Bahia em solo africano.
“Esta é nossa primeira participação em um evento fora do Brasil e, sendo no continente africano, faltam até palavras para descrever a magnitude deste momento. A expectativa é grande, assim como a responsabilidade de representar o país e a Bahia, mostrando que sabemos fazer negócios muito bem. Além disso, estamos ansiosos para aprender com os empreendedores de Angola. Com certeza será uma experiência enriquecedora que levaremos para toda a vida”, afirma Karine
Além disso, é conhecida por suas diversas iniciativas voltadas para a comunidade. O “Pitch de Buzu” é uma dessas ações, valorizando trabalhadores informais que vendem produtos nos transportes públicos de Salvador. A empresa também estabeleceu a rede “Máscaras por Nós” durante a pandemia de COVID-19, mobilizando famílias de costureiras para produzir máscaras de pano como forma de subsistência.
Em 2020, a participação de Karine no Shark Tank Brasil impulsionou a Wakanda para o cenário nacional, seguida pelo reconhecimento na Forbes Under 30 e pela eleição como uma das 500 líderes de empresas de tech mais influentes da América Latina. A presença da Wakanda ao lado de outras startups brasileiras como a Lifener, liderada por Thaiane Freitas, a Bensá, de Bianca Lopes, a No Code School, de Ederson de Oliveira, e a Lovecrypto, de Lucas Zacarias. Os CEOs dessas startups estão determinados a explorar oportunidades de negócios e compartilhar conhecimentos em solo angolano.
Para mais informações sobre a Wakanda Educação Empreendedora e seus programas, entre em contato pelo telefone (71) 99137-6590 (WhatsApp) ou pelo e-mail wakandawarriors@gmail.com.
O Angola Startup Summit 2024, promovido pelo Governo Angolano, operacionalizado pelo INAPEM e pela UNITEL, promete ser um marco no fortalecimento do empreendedorismo e inovação no continente africano, reunindo mais de 5.000 participantes e mais de 100 marcas em sua terceira edição.