Crédito: Reprodução

Em luta constante pelo reconhecimento no meio do futebol, mulheres tem uma nova oportunidade no cenário esportivo baiano.

A Associação de Árbitros do Estado da Bahia (AEBA), lança a 1ª Edição Especial – Exclusiva para a Arbitragem Feminina.

O Curso de Formação, Capacitação e Atualização das Regras do Futebol, tem como objetivo incentivar mulheres a ingressarem na Arbitragem Baiana. Além de atualizar e esclarecer dúvidas daquelas que já atuam na área.

Atualmente, o quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conta com 17 árbitras. Apenas oito delas podem apitar a primeira divisão do futebol brasileiro, o número de homens que podem trabalhar na ‘série A’ é 42. Em 2017, o número foi ainda mais alarmante, 35 homens foram escolhidos para trabalhar na série A. Em contrapartida, nenhuma mulher foi escalada.

Durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019, um erro de Galvão Bueno, enquanto narrava Brasil x Jamaica, chamou bastante atenção. Ao iniciar o segundo tempo, o narrador declarou “autoriza o árbitra”. Assim, com erro de gênero e tudo. A culpa não é de Galvão, ou de outro narrador ou comentarista. Mal são exibidos jogos de futebol feminino, e é ainda mais raro ver mulheres apitarem partidas masculinas. Mas na Copa Feminina, a arbitragem é quase toda de mulheres. Inclusive, em 2019, o Brasil, pela primeira vez, foi representado por um trio completo nos apitos: a juíza Edina Alves e as auxiliares Neuza Back e Tatiane Sacilotti. Parabéns!

Se interessou pelo curso ?
Quer atualizar ou se capacitar para apitar jogos ?
Tem medo de tentar ingressar na área por causa do machismo imposto pelo esporte?
Chegou a hora de quebrar barreiras!

A Primeira Edição Especial do Curso de Formação, Capacitação e Atualização das Regras do Futebol para Mulheres é 
INTEIRAMENTE GRATUITO!

O curso acontece no Auditório da APLB – Salvador Bahia. Com carga horária de 80 horas, o curso acontece nas seguintes datas:
Agosto/2019 – Dias: 19, 21, 23, 26, 28 e 30.
Setembro/2019 – Dias: 02, 04, 06, 09, 11 e 13.

Segundas, quartas e sextas a noite!

Para realizar inscrição e saber outras informações, as interessadas devem entrar em contato com a AEBA através do telefone/whats: 71 99334-7426 ou pelo e-mail aaeba.2010.arbitros@gmail.com.