Estão abertas as inscrições para a residência em mídia e tecnologia, Favelado 2.0 – Construindo Gambiarras para o Futuro, no Complexo do Alemão. Essa edição é realização do GatoMÍDIA com o apoio da Ong FASE, do Observatório da Intervenção / CESeC – Centro de Estudos de Segurança e Cidadania e parceria do Educap – Espaço Democrático De União, Convivência, Aprendizagem E Prevenção .
O tema dessa edição é Programação. O aluno vai entender a linguagem dos computadores e aprender a criar aplicativos e jogos. Aprender que não é um bicho de sete cabeças e todo mundo pode programar.
Wagikisa é uma palavra Tchokwe, etnia bantu que se concentra no nordeste da Angola. Os Tchokwes foram conhecidos pela tradição artística, particularmente pelas suas esculturas e máscaras. Mutwo Wagikisa significa pessoa forte, corpo forte. Como potencializar os corpos de mulheres, negros, LGBTS e periféricos em tempos de intervenção militar? Como utilizar as tecnologias para subverter essas lógicas?
A residência terá três etapas:
1º O corpo é tecnologia. O corpo é o nosso Hardware. Vai rolar oficina de processos criativos, ancestralidade, autocuidado, corpo e memória.
2º A cabeça é o nosso software. Chegou a hora de aprender a Programar com conhecimentos de python, construct 2 e scratch.
3º Faça você mesmo, hora de por a mão na massa e criar seu projeto.
Aqui o aluno vai descobrir como aplicar as tecnologias para potencializar, visibilizar e subverter.
Podem se inscrever moradores de favelas do Rio de Janeiro e/ou Baixada Fluminense acima dos 14 anos, até 19 deste mês. As vagas são limitadas e o curso inicia dia 26 de março com término previsto para dia 31 de abril. Há bolsa de ajuda de custo para os selecionados.
Serviço:
Curso Residência Favelado 2.0
Período de inscrições: até 19/03
Período do curso: 26/03 a 31/04
Bolsa (ajuda de custo para residentes selecionados)
Link para inscrição: http://bit.ly/2FhdPHI