Termina neste sábado, 7, as inscrições para participar da Escola de MCs da Rocinha. Organizado pelo “Brigadas Populares”, em parceria com a Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro (Faferj), o projeto tem o intuito de formar futuros MCs, oferecendo o conhecimento tanto de canto quanto na parte de som. As aulas serão gratuitas e acontecerão todo sábado no período de 10 às 12h no Centro Comunitário Casa da Paz, na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro.
O curso terá duração mínima de quatro meses e será ministrado pelos professores: MC Galo da Rocinha, MT da Rússia e Gabriel Asp. Segundo o coordenador da escola e integrante do Brigadas Populares, Gabriel Rolemberg, a ideia surgiu após uma conversa com o MC Galo em um encontro de comunidades em 2019. “Ele é um grande parceiro do Brigadas e, como já temos o pré-vestibular ‘Só Cria’ dentro da Rocinha, apoiou o projeto e concordou ser parte integrante da escola”, afirma.
O conteúdo será dividido em três módulos, cada um deles ministrado por um professor. Neles, os alunos serão ensinados a rimar, fazer beats, editar voz, mexer nos softwares do computador necessários para as mixagens e a utilizar a mesa de som. Além disso, a escola contará com uma estrutura onde os alunos poderão gravar suas músicas. “O intuito é fazer com que eles saiam prontos do curso”, esclarece Gabriel.
As inscrições podem ser realizadas através do formulário online, ou mandando uma mensagem para o número de WhatsApp: (21) 982060389. Qualquer pessoa que tenha 15 anos ou mais poderá ser aluno do curso, não sendo necessário ser morador da Rocinha. “A arte na favela tem um potencial gigante. E a escola tem o intuito de, além de formar novos MCs, fazer com que as pessoas pensem e reflitam mais sobre a realidade a sua volta e se organizem para mudá-la”, completa o coordenador.
Serviço:
Inscrições: Até 7/11/2020
Resposta para os selecionados: até 7/11/2020
Início das aulas: 7/11 – para aqueles que se inscreverem até o dia 6/11. Quem se inscrever no dia 7/11 e for selecionado começará o curso na segunda aula, no dia 14/11.
Horário: Sábados de 10h às 12h
Duração do curso: No mínimo 4 meses
Leia mais: Do rap e causa social, SV é sucesso na rede e na Baixada