O Instituto de Pesquisa Data ANF, da Agência de Notícias das Favelas, participou na última quinta-feira da Live do Lab Cultura Viva, programa de extensão da UFRJ. Na ocasião, houve a primeira divulgação do resultado da pesquisa: Cultura na Periferia, Como Vamos? na íntegra, junto aos comentários da pesquisadora e sócia do Instituto, Carmen Valdez.
Alguns pontos foram destacados de forma macro, como os desdobramentos a partir dos impactos da pandemia no setor cultural, e principalmente, a necessidade do poder público em se munir de informações oriundas dos próprios fazedores de cultura dos territórios periféricos, que são os agentes que vivenciam verdadeiramente os desafios e urgências dessa área.
Além disso, foi exposto também a inexistência de bancos de dados específicos e oficiais sobre a realidade cultural desses territórios, o que resultou em uma maior dificuldade para o levantamento por parte da pesquisa. Esse fato denuncia uma necessidade urgente, e ainda, a de cobrança para com o poder público, de que essas bases de conhecimento sejam reconhecidas e consideradas.
Durante a apresentação, Carmen desmembrou um pouco mais a respeito da metodologia e desenvolvimento do estudo, expondo também diversos comentários feitos pelos participantes, que tinham como ponto em comum na maioria das falas, a indignação em relação ao silenciamento e apagamento dos artistas periféricos, expondo que suas opiniões não são escutadas e que a potência cultural que existe nesses espaços não é divulgada, reduzindo as favelas e periferias à imagem de territórios violentos.
Ao final, os convidados Gustavo Alves, participante da Mostra Cultural, e Amora Albuquerque, que esteve no Laboratório de Transformação Cultural, chegaram trazendo suas considerações e experiências a partir do que foi explanado anteriormente.
Assista à Live completa no Canal da ANF no YouTube
https://www.youtube.com/c/agenciadenoticiasdasfavelas/
Para acessar o resultado da pesquisa Cultura na Periferia, Como Vamos? :
https://drive.google.com/file/d/1TcuMOjMG7_K69iGP1bvKFPj8ExXT8Qgd/view
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas