Segundo o relatório produzido pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a Bahia é o terceiro estado brasileiro que mais mata mulheres transexuais e travestis.
De 2019 para 2020, o número de assassinatos violentos contra essas pessoas cresceu 137,5%. Foram 19 mulheres trans assassinadas no ano passado. No período, a Antra não registrou assassinatos de homens trans.
Diante desse cenário, pessoas transexuais e travestis vítimas de violência, em Salvador e outras cidades baianas, são atendidas com apoio jurídico e psicológico gratuitamente.
Os serviços são oferecidos tanto por instituições ligadas ao governo, quanto coletivos e organizações que atuam para auxiliar as vítimas.
Confira algumas dos locais e serviços oferecidos.
Casarão da Diversidade
O Casarão da Diversidade faz atendimentos gratuitos de acolhimento, orientação psicossocial e jurídica, além de encaminhar as vítimas à rede de serviços diversos, como saúde e assistência social.
A unidade também oferece acompanhamento prestado por profissionais de psicologia, direito e pedagogia. O Casarão da Diversidade fica na Rua do Tijolo, nº 8, no Pelourinho, em Salvador. O telefone de contato é o (71) 98218-6640.
GEDEM – Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e População LGBT
O Gedem é uma ação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que atua no atendimento e proteção do direito das mulheres e da população LGBT. A sede do grupo é no Jardim Baiano, na Rua Arquimedes Gonçalves, nº 142, no bairro de Nazaré. Os telefones de contato são: (71) 3321-1949 / 3328-0417.
Para que necessita do atendimento do Gedem, e mora nas cidades do interior da Bahia, é preciso procurar a Promotoria de Justiça local.
Defensoria Pública – Proteção aos Direitos Humanos
A Defensoria Pública oferece serviço na área de Direitos Humanos, para preservação e reparação de pessoas vítimas de tortura, abusos sexuais, discriminação de sexual ou de gênero, além de outras formas de opressão e violência. O atendimento é feito pela 10º Defensor Público de Direitos Humanos.
Os atendimentos podem ser buscados no bairro da Sussuarana, na Avenida Ulisses Guimarães, nº 3.386, Edifício MultiCab Empresarial, ou no bairro do Canela, na Rua Pedro Lessa, 123. Os números de atendimento são: (71) 3117-9186/(71) 3338-2239.
Casa Aurora
A Casa Aurora é uma organização sem vínculos com o governo, que oferece acolhida exclusiva para LGBTs de Salvador, no bairro da Saúde. O projeto, que é mantido por financiamentos coletivos e doações, oferece acolhimento integral, alimentação, produtos de higiene, serviços jurídicos, projetos socioeducativos e atendimento psicológico gratuito.
O número de contato é o (71) 3019-7545, e é possível fazer doações para manutenção do projeto.
Centro Municipal de Referência LGBT
O Centro Municipal de Referência LGBT fica em Salvador e oferece serviços de atendimento psicossocial, orientação e encaminhamento jurídico em casos que envolvam violência contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.
O centro também faz trabalho de inserção do cidadão no mercado de trabalho e cursos de capacitação e orientação voltada à geração de renda e formação empreendedora. A instituição fica na Avenida Oceânica, nº 3731, no bairro do Rio Vermelho. O telefone de contato é o (71) 3202-2750.
Delegacias de Atendimento à Mulher – DEAM
No total, a Bahia tem 15 Delegacias Especial de Atendimento à Mulher (Deam), que também estão aptas para o registro de casos de violência a pessoas trans e travestis. Em Salvador, as unidades ficam nos bairros do Engenho Velho de Brotas (Rua Padre Luiz Filgueiras, s/n) e Periperi (Rua Dr. José de Almeida, s/n).
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas