Nesta terça-feira, 2, o Instituto A Mulherada celebra 23 anos no combate a violência doméstica e familiar, e a comemoração será em sua sede no Pelourinho. O Instituto tem como missão : Respeitar a diversidade, reconhecer a igualdade e singularidade de cada indivíduo, e transformar a realidade no dia a dia. O evento integra a programação do Instituto no mês da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
O Instituto tornou-se um ponto de referência na luta contra a violência doméstica e familiar, além de se destacar na promoção da integração das mulheres no mercado de trabalho artístico, cultural e em outras formas de incentivo ao empreendedorismo.
Com diversas ações ao longo do ano, compromisso do Instituto se registra em suas ações afirmativas, que empregam arte, educação e música para a inclusão social de jovens das comunidades carentes de Salvador. Uma temática levantada em seu projeto social são as questões de violência contra mulheres negras cis, trans e travestis, assim como mulheres em situação de vulnerabilidade social ou violência doméstica e familiar.
Além disso, o Instituto combate ativamente a homofobia, intolerância religiosa, racismo e todas as formas de discriminação. Projetos como o “Tambores pelo fim da violência – Tocar Pode bater não”, “Entre homem e Mulher só o coração pode bater” e “Cultura Entrelaçada Preta”, dentre outros, dão o tom do trabalho artístico-pedagógico-social do instituto, que promove ações de formação diversas para seu público. Também por meio de diálogos comunitários, busca-se promover a igualdade entre as mulheres e discutir temas como acessibilidade e direitos humanos.
Além dos projetos, o Instituto também mantém a banda A Mulherada, difundindo o ritmo afro pop aliado à luta pela defesa dos direitos das mulheres. A Banda já participou de várias campanhas locais e nacionais pelo fim da violência contra as mulheres, com participação anual no Carnaval de Salvador. Na celebração de aniversário, a banda fará show com convidados, e será servida uma feijoada preparada especialmente para a ocasião.