Crédito: Ubiraci Santos. Lançamento de livro

O livro faz homenagem à professora Consuelo Pondé de Sena que dedicou parte de sua vida no IGHB.

Aconteceu na última quarta-feira (29), o lançamento do livro “Consuelo Pondé de Sena: In memoriam”, organizado pelo saudoso jornalista e doutor em Educação, Edivaldo Machado Boaventura. O evento teve início às 17h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Avenida Joana Angélica, Piedade, em Salvador.

Crédito: Ubiraci Santos. Lançamento de livro

Estiveram presentes no lançamento dezenas de intelectuais baianos, associados, familiares e amigos, historiadores, escritores, educadores, estudantes, profissionais da imprensa e do turismo, parlamentares e demais interessados.

Alguns exemplares foram distribuídos gratuitamente para às pessoas que estiveram presentes a solenidade de lançamento. Vale ressaltar que essa publicação foi fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), através do Programa Alba Cultural e do IGHB.

O livro possui trezentas e setenta páginas repletas de textos, artigos e imagens que expressam a dedicação, homenagens, pronunciamentos e depoimentos de amigos e da família da professora Consuelo Pondé (1934-2015).

Nas páginas 162 e 163 do livro, o Portal Aratu Online destacou os principais cargos administrativos exercidos por ela, “Chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da FFCH da Ufba, diretora do Centro de Estudos Baianos da Ufba (1974-1983), Diretora da Associação Bahiana de Imprensa (1984), Conselheira do Conselho Permanente da Mulher Executiva da Associação Comercial (1982)”.

Consuelo Pondé também foi “Presidenta do IGHB, empossada em 1996, reeleita em 1998, 2000 e 2003, Membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH), Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, Acadêmica Baiana de Educação, Academia Portuguesa da História”.

A então senadora da Bahia, Lídice da Mata por meio do Requerimento nº 526, de 2015, manifestação de pesar: “A morte de Consuelo Pondé de Sena se reverte em irreparável perda para a cultura baiana, guardiã que era dos nossos símbolos históricos. Minhas sinceras condolências aos familiares, amigos, alunos, e todos aqueles que tiveram a oportunidade de atuar ao seu lado e conviver com esta mulher admirável”.

Ainda no livro, Eduarda Uzêda na pagina 151, também mostra manifestações de pesar: “Em nota, o governador Rui Costa manifestou pesar”. `A historiadora e educadora Consuelo Pondé de Sena foi um exemplo de amor à Bahia, com relevantes serviços prestados ao estado´.

‘Consuelo Pondé dedicou a vida para preservar a memória da Bahia, a memória de Salvador´, disse o prefeito ACM Neto.

A partir da produção de Cleide Nunes e Jaime Nascimento, a publicação ainda trás depoimentos de pessoas ilustres como a do poeta e educador, Jorge Portugal, o jornalista, membro da Academia de Letras da Bahia, João Carlos Teixeira Gomes, professor doutor Luiz Mott e muitos outros.

Mais informação acesse a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, através do Portal: http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br/