Instituto GUETTO promove Novembro Negro com música e bate papo

Crédito: Divulgação

No dia 25 de novembro, a partir das 19h, na Casa do Nando, Quilombo Urbano (Rua Camerino 176, Centro, Rio de Janeiro, terá um evento em comemoração pelo Novembro Negro, é co-realizado pelo Instituto GUETTO, organização sem fins lucrativos que cria soluções em diversidade e inclusão para o fortalecimento de pessoas negras no setor público e privado no Brasil.

“Novembro já é conhecido como um mês que é marcado por protestos e denúncias dos constantes enfrentamentos pelos quais passamos, mas também temos na repercussão de novembro o desejo e a chance de reconhecer e celebrar nosso povo em sua sabedoria de cultivar encontros poderosos, a intelectualidade negra e os aquilombamentos. Foi o que motivou o Instituto GUETTO em 2022 a pensar nesse evento” reflete Bárbara Azeo, head de comunicação do Instituto.

Uma parceria entre a instituição, o filósofo Renato Noguera e o  grupo Poeira Pura, que faz roda de samba baseada nos antigos fundamentos: sem microfone e sem palco. Se caracteriza por ser um samba vivo, pela diversidade, que abraça todas as formas de ser e amar. 

Considerado um quilombo cultural urbano, a Casa do Nando, é espaço criado pelo empresário, produtor cultural, chef e músico Fernando Luiz e já formou diversos coletivos além de artistas, que criaram e desenvolveram sua arte através de encontros e debates realizados no centro da cidade. 

COMO VAI FUNCIONAR:

O GUETTO irá disponibilizar 1 lote de 80 ingressos gratuitos a partir da semana do dia 21/11, via Sympla. Os links para o evento serão divulgados através do instagram do Instituto GUETTO (@instituto_guetto) e da rede do Poeira Pura (@poeirapura).

Quem retirar os ingressos pelo link do Instituto, terá horário limite de chegada às 22 horas, ajudando a garantir o uso dos ingressos.

Para além desses 80, ainda será possível comprar ingressos normalmente respeitando a lotação.

A programação começa às 19h, com uma conversa sobre amor, com o filósofo, professor e escritor Renato Noguera (@noguera_oficial). Personalidade já querida e presente em diversas ações de fortalecimento da comunidade negra. Vai ter amor preto!

“No dia 25, vamos falar sobre a arte de amar. É muito importante falar de amor preto, porque a escassez de amor continua sendo um dos dispositivos mais poderosos do racismo. E investir no amor como tema do novembro negro é uma pauta politica revolucionária, significado é emblemático, porque indica amadurecimento político”. 

A partir das 21h, a casa recebe o grupo Poeira Pura, que se apresenta por lá toda sexta-feira com o seu pagode posturado. Segundo seus membros, o grupo usa o samba como linha de frente dos debates da sociedade. 

“O Poeira Pura é um pagode que nasce para reposicionar a imagem do samba e quebrar alguns estereótipos colados nele, principalmente, de ser um gênero cordial e simpático. Somos um pagode posturado e a raiva é o nosso combustível para mudar as coisas. Queremos colocar o samba na linha de frente dos debates da sociedade. Nascemos como roda, mas hoje, buscamos ser uma plataforma para realizar sonhos e mudanças sociais que tem o samba como o fio condutor”, explica Rogério Família, um dos mais antigos integrantes do grupo. 

Para o Instituto GUETTO,  a ação é uma ferramenta importante para celebrar vozes e nos vermos  como símbolo de resistência mas também crescimento através da música, da palavra e da coletividade. 

Além da música e da roda de conversa, o evento também contará com a venda de livros do filósofo convidado. 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas