Instituto Maria e João Aleixo lança segunda edição da Revista PERIFERIAS

A Publicação tem como tema “Democracia e Periferia” e conta com conteúdo diverso,incluindo, entrevista com escritora Conceição Evaristo, artigos, publicações e 
narrativas de dez países.

A Revista PERIFERIAS, produção do Instituto Maria e João Aleixo (IMJA), publicação online e digital em Português, Espanhol, Inglês e Francês (periodicidade semestral), traz em sua segunda edição, “Democracia e Periferia”, contribuições da Índia, Paquistão, Turquia, Chile, Argentina, Portugal, Irlanda França, Espanha e Brasil.

Ao todo, vinte conteúdos compõem as seções Artigos, Narrativas, Entrevistas, Cria da Periferia, Resenha e PERIFERIAS Convida. A escritora brasileira Conceição Evaristo e a Eurodeputada Portuguesa Marisa Matias são as entrevistadas.

Para o lançamento da edição número 2 da Revista PERIFERIAS, o IMJA promove uma mesa com mediação ativa de Henrique Silveira, da Casa Fluminense, ao lado de Priscila Barbosa, do Observatório de Favelas; Maryuri Grisales, Editora – Revista SUR – Conectas; Jailson de Souza e Silva, Diretor e Fundador do IMJA  e Eduardo Alves, do IMJA.

O encontro acontecerá na quarta-feira, 05 de dezembro, às 18h, na sede do Instituto Maria e João Aleixo, na Maré, Rio de Janeiro. Esta agenda é fruto da parceria com a Fundação Heinrich Böll Brasil e contará com participação da Cervejaria Artesanal Caetés, do Morro do Timbau, que promove discussão sobre a produção de cervejas artesanais em favelas e territórios populares.

A Revista PERIFERIAS, marcada pela pluralidade de Narrativas, abre a seção com Intervenção Mapuche – Obra 18.314 de Daniela Catrileo (Chile). Acompanham: Diálogos Ciganos, com Pastora Filigrana e Sonia Sahli (Espanha) e Corpos em Instituto Maria e João Aleixo Rua Teixeira Ribeiro, 535, Mare – Rio de Janeiro – RJ.

Trouxa, de Shahd Wadi, (Palestina – Portugal). Paula Flanagan (Irlanda), compõe a seção Artigos juntamente com Raja Bagga e Madhurima Dhanuka (India), Abdullah Yusuf (Paquistão), Levent Piskin (Turquia), e Albert Ogien (França). Alejantro “Pitu” Salvatierra de Villa 15, Buenos Aires, é a personalidade de Cria da Periferia. Bira Carvalho, fotógrafo do Imagens do Povo, projeto do Observatório de Favelas, traz seu ensaio. Aiala Colares discute o bairro da Cabanagem e Democracia em Belém. Eduardo Alves – assina o texto de abertura do IMJA.


Serviço:

O que: Lançamento da Revista Periferias 2a Edição. Tema: “Democracia e Periferia”.

www.revistaperiferias.org

Quando: 05 de dezembro de 2018, quarta-feira, às 18h.
Onde: Sede do Instituto Maria e João Aleixo – IMJA. Rua Teixeira Ribeiro 535,
Maré. Rio de Janeiro/RJ.

Quem: Priscila Barbosa, Observatório de Favelas, Jailson de Souza e Silva, Diretor do IMJA e Maryuri Grisales, Editora – Revista SUR – Conectas.

Contato: Ivana Dorali – dorali@imja.org.br / +55 21 98012 8833 (Jornalista IMJA)
Instituto Maria e João Aleixo Rua Teixeira Ribeiro, 535, Mare – Rio de Janeiro – RJ.