Lançada na noite de ontem, 13, pelo Instituto Marielle Franco, a Plataforma Antirracista nas Eleições, PANE, visa reunir ações e ferramentas capazes de mover as estruturas políticas brasileiras, alavancando candidaturas de pessoas negras. No vídeo de lançamento, a diretora do instituto, Anielle Franco, explicou que vivemos hoje o retrato de mais de cinco séculos de violência e desigualdade racial, de gênero e de classe.
Para alcançar o objetivo que se propõe, foram traçadas ações como fomentar a entrada de mulheres negras nos espaços de decisão; pressionar os partidos a viabilizar de fato estas candidaturas; e cobrar o compromisso do maior número possível de candidaturas com a defesa de políticas públicas antirracistas, a médio e longo prazos. A primeira ação terá parceria com o “Movimento Mulheres Negras Decidem” e a “Coalizão Negra por Direitos”.
Segundo Luyara Franco, da diretoria do instituto, “é preciso se comprometer com as lutas antirracistas, de gênero e para favelas e periferias, para que assim seja perceptível o quanto a inserção dessas pessoas na política é fundamental”, o que será estabelecido na Agenda Marielle Franco de compromisso dos candidatos com o legado da ex-vereadora e com as pautas da PANE.
Para saber mais sobre a plataforma clique aqui.