Aconteceu no último domingo (22), a 8ª edição da Caminhada do Povo de Santo, Nordeste de Amaralina, periferia de Salvador. Esse ano a celebração homenageou as “Mulheres de Axé”.
Os adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana foram as ruas do bairro para expressar sua cultura, tradição e fortalecer a luta contra a intolerância religiosa.
O cortejo partiu do Final de Linha do Nordeste de Amaralina, e foi em direção ao Sítio Caruano, onde aconteceu um Xirê (roda ou dança para a evocação dos Orixás).
A 8ª edição da Caminhada do Povo de Santo teve a participação do babalorixá José Maria, Terreiro Ilê Axé Oromin, responsável pela parte ritualística do evento; Mãe Rosinha de Obaluaê, do Ilê Axé Omin Oluô Tapalepé, encarregada de comandar o Padê; e Pai Léo de Oxossi, que juntamente com Almir Odun Ará, do Afoxé Bamboxê, e Pai Careca conduziram o cortejo.
Caminhada do Povo de Santo
A primeira edição da Caminhada do Povo de Santo do Nordeste de Amaralina ocorreu em 2011. A iniciativa partiu do já falecido babalorixá João Luis e do próprio Afoxé Bamboxê.
O evento teve como título “Ganga Zumba” em referência ao “primeiro rei do Quilombo dos Palmares, um dos muitos quilombos da era colonial no Brasil que servia como abrigo aos escravos fugitivos”.
A organização contou com a participação do Bamboxê, do Nordesteusou e dentre outras pessoas que também apoiaram a iniciativa.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas