Jacy, uma história que merece ser contada e recontada

Crédito: Divulgação

Uma mulher misteriosa assim é Jacy

A peça premiada “Jacy”, do grupo Carmin, está em cartaz no Teatro Firjan SESI Centro- RJ, todas as segundas e terças até 24 de maio, sempre às 19h, e prende a atenção do público do começo ao fim. Afinal de contas, quem não gosta de histórias, de “causos”?

A partir do momento que é encontrada uma frasqueira com pequenos objetos dessa personagem enigmática dentro dessa trama a história se inicia. Uma história escrita por Iracema Macedo, Pablo Capistrano e Henrique Fontes nos apresenta uma personagem que é descortinada aos poucos.

A diversidade dos testemunhos históricos

A peça destaca Jacy e os fatos que ajudam a desvendar a verdadeira identidade dessa mulher misteriosa. Ela é a dona da história, mas se faz necessário reconhecê-la, sobretudo para caminhar com ela e ouvi-la. A diversidade dos testemunhos históricos é de extremo valor dentro da trama.

“Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que constrói, tudo o que toca, pode e deve fornecer informações sobre eles” disse Marc Bloch, o historiador. Desse modo, seguimos nessa viagem com os excelentes atores Quitéria Kelly e Henrique Fontes; rumo a descobrir, para depois redescobrir a Jacy (ou o Jacy).

A história em suas nuances, com suas agruras e venturas. Jacy é um pouco de nós. A vida é costurada com passado, presente e futuro; somente assim se vive.

O Grupo Carmin

O Grupo Carmin consegue fazer a magia do teatro acontecer nos palcos. Os deuses do teatro se debruçam para observar atentamente cada cena.

Tudo é impecável. Cada gesto, cada fala e a química entre os atores. Jacy é um teatro documental, datado, mas ao mesmo tempo passeia no tempo. A peça fala de coisas pessoais, no entanto é universal. Não é regional, pois demarca território para algo tão sublime e dominador e que galopa sem fronteiras. Ela voa diante de nós. Os ventiladores são mágicos. A cenotecnia do Matteus Cardoso nos leva para este universo lúdico. E o Robson Medeiros também faz parte desse Grupo mágico.

Quem vir a peça entenderá.

Jacy é alguém com toda a sua potencialidade de vida aflorada, a despeito de todas as amarras sociais. Ela personifica não somente o universo feminino, mas também toda existencialidade humana. O universo da humanidade perpassa cada um dos espectadores, assim como me perpassou.

A peça é um convite a percebemos a história através de outras histórias subjacentes. A beleza da vida está em Jacy.

Sinopse: “Jacy” conta a História real de uma mulher cujos documentos de vida foram achados no lixo e, depois de 4 anos de investigação, foram revelados nesta peça que atravessa a segunda guerra mundial, a ditadura brasileira, as oligarquias políticas e o descaso com os idosos.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas