Jornalismo independente no Capão Redondo

Estação Capão Redondo da Linha 5 Lilás do metrô. Foto: Marcelo Justo/Folhapress.

O jornalismo independente tem ganhado cada vez mais espaço nas favelas paulistanas, aproximando o leitor da notícia e expondo o bairro periférico em destaque na capa do jornal, ou melhor, na tela do celular.

Uma das razões para o crescimento é que estes veículos também dão notícias que os grandes não cobrem por não entrar nos becos e vielas das favelas para apurar informações. No Capão Redondo, em São Paulo, duas páginas na internet fazem sucesso:. Capão Atento e Capão News, as duas maiores  páginas de noticias sobre o distrito de São Paulo, que tem mais 270 mil habitantes, pelo censo de 2016, que vivem em 69 bairros.

Capão Atento tem mais de 145 mil curtidas no facebook, e mais de 36 mil seguidores no instagram. Já a página Capão News tem mais de 85 mil curtidas no facebook e mais de 13 mil seguidores no instagram. Somadas as curtidas do facebook, os jornais conseguem atingir cerca de 230 mil pessoas através de suas publicações diárias.

As páginas reúnem informações sobre o transporte, lazer, cultura e politica e ajudam no desmentido de noticias falsas espalhadas no WhatsApp ou mesmo no facebook. Além disso, as páginas  dão oportunidade para que o pequeno comércio local se fortaleça através da divulgação seus produtos e serviços.

A página Capão Atento tem maior participação do público e conta com informes atualizados dos próprios moradores do Capão, ajudando assim a difundir noticias de qualidade e com participação da população, que é protagonista da noticia. Ambas trabalham para fortalecer o jornalismo independente e  proporcionar acesso à informação.