Na tarde do último sábado (11), aconteceu o lançamento do documentário “Voz Ecoa” produzido pela jornalista Gabi Coelho em parceria com a Empresa Júnior da PUC-Rio. O evento foi realizado na Casa Voz, que funciona como redação da mídia comunitária Voz das Comunidades e espaço de co-working da ONG. Dezenas de moradores do Complexo do Alemão, local do encontro, e de outros espaços da cidade marcaram presença no lançamento da produção, que também contou com a participação do jornalista André Trigueiro, que é pós-graduado em gestão ambiental e assina a coluna Mundo Sustentável do G1.
Gabi Coelho, que coordena a produção, explica que os projetos ambientais apresentados no documentário têm feito a diferença. “A gente já tinha incluído meio ambiente e sustentabilidade em diversas pautas, através dos artigos de opinião no Voz. Chegamos a ter duas colunistas abordando essa temática, uma delas é a Juliana Oliveira, que realiza o projeto ECOMaré, de reciclagem de lixo no Complexo da Maré. Quando surgiu a oportunidade desta parceria com a Empresa Júnior da PUC, avaliei que seria oportuno abordar questões ambientais e mostrar que tem sustentabilidade sim nas favelas, que moradores de favelas também empreendem iniciativas sustentáveis nas favelas”.
André Trigueiro passou um pouco da sua experiência na área ambiental aos presentes e deixou claro que também aprendeu bastante com seu envolvimento nessas ações, em especial nas desenvolvidas nas favelas. “Saio daqui me colocando à disposição para colaborar mais com os projetos de sustentabilidade nas favelas. Essas pessoas cheias de energia e vontade de produzir me inspiram”.
O documentário “Voz Ecoa” deverá ser exibido também no Museu do Amanhã, em outras favelas do Rio de Janeiro e em diversas comunidades e espaços nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo.