A Biblioteca Parque Manguinhos receberá na próxima terça-feira (21) jovens participantes do projeto CEnaRios – versão em português para Science Centers Engagement and the Rio Summit (SCEnaRios) -criado no intuito de envolver a juventude em discussões a respeito de problemas socioambientais globais, de seus impactos e possíveis soluções. Acúmulo de lixo, saneamento básico e a poluição dos rios serão alguns dos principais temas de discussão da roda de conversa, programada para as 15 horas.
Durante a RIO+20, estes jovens apresentaram suas ações, em evento que contou com a presença dopresidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e do diretor de Relações Internacionais da ASTC, Walter Staveloz. A apresentação aconteceu no Pop Ciência, evento paralelo à Rio +20, no dia 19 de junho, às 14h, no Armazém 4 do Cais do Porto do Rio de Janeiro.
“As discussões relacionadas à Rio+20 mostram que a forma como nos relacionamos com o planeta precisa mudar. Neste contexto, é fundamental os jovens assumirem um papel protagonista para pensarmos em um desenvolvimento mais sustentável. É justamente esse o objetivo do CEnaRios”, explica Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida e responsável pelo projeto por parte da Fiocruz.
Saiba mais sobre o Projeto CenaRios, visitando o blog:http://cenariosrj.
A roda de conversa com o Projeto CenaRios é uma atividade promovida pelo Projeto CAIS, do Instituto de Informação Científica e Tecnológica em Saúde e da Cooperação Social da Fundação Oswaldo Cruz. O CAIS promove discussões sobre o território de Manguinhos e oferecerá gratuitamente nos próximos meses o Curso de Agentes Culturais pela Informação em Saúde.
DATA: 21/07/2012 – 15 horas
LOCALIZAÇÃO: Avenida Dom Helder Câmara, 1184
REALIZAÇÃO: PROJETO CAIS (ICICT/FIOCRUZ e COOPERAÇÃO SOCIAL)
INFORMAÇÕES:cais@icict.