A equipe de natação da Vila Olímpica da Mangueira brilhou no 2º Desafio de Natação em Águas Abertas, realizado no último fim de semana na Represa do Funil, no Clube Náutico de Resende. Os atletas conquistaram 21 medalhas, sendo oito de ouro, seis de prata e sete de bronze. Com 34 atletas inscritos, a equipe demonstrou forte desempenho em diversas categorias. Na prova de 1,5 km, Jéssica Nascimento conquistou o terceiro lugar na classificação geral feminina. Maria Luyza Barros foi campeã na categoria de 20 a 24 anos, enquanto Letícia Amorim e Hemilly Gomes foram campeã e terceira colocada, respectivamente, na categoria de 15 a 19 anos.
Na prova de 750 metros, Mariana Ribeiro foi vice-campeã em sua categoria. Milena Ácimo de Souza, Ester de Souza e Luciana Macedo conquistaram medalhas de bronze.
No masculino, Marcos Silva e Miguel Luiz foram campeão e vice na prova de 1,5 km na categoria de 20 a 24 anos. Na mesma distância, Luiz Miguel e Cristian Felipe dos Santos de Souza ocuparam os dois primeiros lugares em sua faixa etária. Arthur do Vale foi terceiro colocado na categoria 15 a 19 anos, enquanto Felipe de Sousa e João Gabriel Silva dividiram o segundo lugar na categoria 10 a 14 anos.
Na prova de 750 metros, Luiz Felipe Souza da Costa, Luiz Antônio Macedo e Roberto Macedo foram campeões em suas categorias. Daniel Soares ficou com a prata, e Jonathas Almeida com o bronze. Já na prova de 100 metros, o destaque foi o jovem João Paulo Ribeiro, campeão na categoria até 10 anos.
A professora Danuza Siqueira, responsável pela formação da equipe desde 2016, também participou da competição e conquistou o segundo lugar em sua categoria. Orgulhosa, ela celebrou o desempenho dos alunos, em especial o avanço das atletas femininas.
“Esta é a segunda vez que nadamos na represa do funil e novamente tivemos grandes resultados. Com destaque para a participação das meninas, que tiveram uma melhora extremamente significante. A Jéssica Nascimento conquistou pódio geral na prova de 1,5km e Mariana Ribeiro, de apenas 11 anos, pódio na categoria na prova 750m. Na primeira etapa, Mariana ficou com muito medo e eu tive que acompanhá-la por toda a prova. Dessa vez ela se superou e consegui realizar minha prova sem preocupação, conquistando o pódio de segundo lugar na minha categoria” — destacou Danuza.
Um dos principais nomes da equipe, Jéssica Nascimento começou a nadar na Vila Olímpica da Mangueira aos sete anos. Hoje, aos 19, comemora a conquista de um dos melhores resultados da sua carreira.
“Foi maravilhoso participar dessa competição. É uma sensação que a gente sente e não quer deixar de sentir. Eu não imaginava que ia conseguir chegar em terceiro lugar geral. Nadar é minha paixão e vou para me divertir, mas também não vou negar que pegar um ótimo resultado para mim e para minha equipe é muito importante. Poder testar os meus limites” – contou Jéssica.
Empolgada com a conquista, Jéssica já espera retornar a competição no próximo no ano. “Se não fosse pela minha professora, a Danuza, isso não estaria acontecendo. No próximo ano, faremos o possível para participar de novo e ter a mesma sensação que o domingo me deu”.
Para o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, o desempenho da equipe é reflexo de um trabalho consistente.
“A equipe de natação da Vila Olímpica da Mangueira vem se consolidando cada vez mais nas águas abertas. É uma alegria imensa ver os atletas dos nossos equipamentos esportivos se destacando em grandes competições. Sinal de que o trabalho está sendo bem realizado” — afirmou.